quinta-feira, março 12, 2015

A tendência suicida entre os do antigo regime

Parece que a morte do Mykhailo Chechetov criou uma nova tendência entre os servidores e aliados do regime do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych. Os atuais e antigos membros do Partido das Regiões começaram suicidar-se ativamente. E a chegada da primavera dificilmente poderá ser apontada como a razão plausível para este comportamento anti-social.

Na manha de 12 de março, na sua casa, situada na rua “8 de março” na aldeia de Soniachne, nos arredores de Zaporizhia, foi encontrado o corpo do ex-governador da região homónima, Oleksandr Peklushenko (na foto em baixo).   


O assessor do Ministro do Interior, Anton Gerashchenko, escreveu no seu Facebook que no local está à trabalhar o grupo operativo da polícia ucraniana. O grupo já achou a arma, que eventualmente, foi usada pela vítima para o suicídio.

Uma das razões possíveis do sucedido é o receio do malogrado de responder judicialmente pelo seu papel no ataque ilegal e criminoso da polícia e dos titushki contra o Euromaydan de Zaprorizhia, que decorria na cidade em janeiro – fevereiro de 2014. O ataque resultou em ferimentos de diversos ativistas ucranianosJuntamente com Peklushenko neste caso foram indiciados o ex-chefe do Conselho municipal e ex-chefe da polícia de Zaporizhia.

No caso corrente, a polícia ucraniana abriu o processo-crime sob artigo 115º do Código Penal da Ucrânia (“assassinato premeditado”) e neste momento verifica três possíveis motivos do sucedido: o suicídio, coerção para cometer o suicídio e assassinato premeditado dissimulado como suicídio. 
  
O ex-barão das “regiões” encontrado morto

No dia 9 de março, na cidade de Ukrayinka, na região de Kyiv, foi achado já sem a vida, vítima do disparo de uma arma de fogo, o ex-deputado do Partido das Regiões, o industrial Stanislav Melnyk (53). Informação foi confirmada pela polícia ucraniana.

O corpo da vítima foi achado pela sua esposa, a polícia, chamada por volta das 22h00 constatou que o malogrado usou uma arma de caça, disparando na direção da cabeça. Juntamente com a arma foi achado o bilhete de despedida, ambos enviados para a verificação pericial.

Stanislav Melnyk por duas vezes se elegeu como deputado do “PR”, durante 6 anos chefiou a “Fábrica de cerveja de Donetsk”, foi diretor da Sociedade anónima “Lux” e deputado do Conselho municipal de Donetsk entre 2002 e 2006.

A tendência já serviu de base para o surgimento das piadas ao estilo do “humor negro”:

A nova tendência entre os ex-PR: trocar urgentemente o apartamento nos andares altos, se livrar de todas as armas de fogo e escrever um bilhete (se tiver tempo)...   

Blogueiro

A onda de suicídios entre a elite ligada ao antigo regime recorda a onda semelhante que sucedeu em 2005, após a vitória da Revolução Laranja. Na altura, uma série de altos dirigentes ucranianos se suicidaram em circunstâncias pouco esclarecidas, para não dizer suspeitas. O caso mais emblemático foi do ex-ministro do Interior, general Yuriy Kravchenko, que se suicidou no dia 4 de março de 2005 com dois (Sic!) disparos na cabeça...

Atualmente, tal como 10 anos atrás, as imperfeições do sistema judicial ucraniano permitem supor que as duas últimas vítimas, não serão, de facto, as vítimas finais. Pois, à semelhança da máfia italiana, o clã de Donetsk sempre foi muito dado ao respeito de uma espécie de omertà à Donbas.    

Sem comentários: