quinta-feira, março 19, 2015

A secreta ucraniana SBU em relatório

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), divulgou o relatório sobre as suas atividades, o nosso blogue leu o resumo apresentado na conferência de imprensa em Kyiv e preparou a versão curta em português.

Desde fevereiro de 2014, a Direção-geral de investigação do SBU já registou, investigou ou está à investigar 4023 processos-crime, relacionados com as diversas ações contra a segurança nacional da Ucrânia. Neste âmbito foram notificados 1126 cidadãos, outros 753 acusados foram detidos.

A prioridade do SBU é a luta contra a criminalidade na zona de OAT, a investigação rápida e objetiva dos indivíduos que cometeram a traição do Estado (85 casos no total – 24 em processo); 60 actos de sabotagem (62 – 31), 9 casos de espionagem e actos de terrorismo (1123 – 537).

Em 2015 foram registados 686 casos, 278 pessoas foram notificados; além disso, 134 indivíduos permanecem detidos, 424 presumíveis criminosos estão sendo procurados; os processos referentes à 300 pessoas foram encaminhados aos tribunais e 82 pessoas já foram condenados pelo crime de traição do Estado.

Alem disso, sabe-se que:  

Os organizadores do recente acto terrorista em Kharkiv (4 mortes e 11 feridos), serão condenados à prisão perpétua.
O “corretor” do bombardeio terrorista russo contra a cidade de Mariupol, provavelmente, também será condenado à prisão perpétua.
A informação sobre o abate do voo MH17 será divulgada simultaneamente pela Ucrânia, Austrália e Holanda.
A professora da região de Kherson que informava os serviços secretos russos sobre as movimentações das FAU foi condenada à 12 da cadeia em regime severo.
Hoje, 18.03.2015, em Kyiv começa o julgamento da terrorista de Luhansk que trouxe à Kyiv uma pasta-bomba com 500 elementos de projeção, pensados e preparados para matar e ferir o maior número de pessoas.
Na cidade de Odessa foram evitadas dezenas de explosões, em Kharkiv – mais de uma dezena.
Na região de Odessa terminou a primeira etapa de limpeza regional no âmbito das atividades anti-terroristas.
O terrorista Eduard Basurin («o vice-chefe do ministério da defesa da dnr») é responsável pelo fuzilamento dos militares ucranianos que se recusaram à participar na marcha-exibição pública dos prisioneiros ucranianos.
O número de vítimas dos terroristas das “rpd/dnr” e “rpl/lnr”, apoiados pela Rússia, chegou às 4610 pessoas, entre 2525 feridos e 2085 mortos.

Os investigadores do SBU reuniram a considerável base de dados sobre a participação dos militares das FA da federação russa e das suas unidades militares nos combates no leste da Ucrânia, inseridos nas fileiras das organizações terroristas de “rpd/dnr” e “rpl/lnr”.

Além disso, foram apurados os diversos casos de financiamento dos bandos e dos terroristas, oferecimento da assistência financeira e outra, por parte dos cidadãos da federação russa. O SBU possui as provas contra 46 cidadãos russos que são os organizadores, participantes, cúmplices das organizações terroristas de “rpd/dnr” e “rpl/lnr”, financiando diretamente as ações desses grupos armados ilegais.

Além disso, o SBU investiga a entrada ilegal na Ucrânia, vindos do território da federação russa e fora do controlo da fronteira estatal ucraniana, de um número considerável de equipamentos militares russos, nomeadamente: 37 tanques, 10 blindados BTR, 4 veículos de mísseis “Grad”, 16 camiões pesados “KAMAZ”, 6 blindados BMP, 6 mini-buses, 79 camiões “Ural”, equipados com canhões de artilharia, uma grande quantidade de armas de fogo e munições.

Durante a conferência de imprensa também foi mostrado aos jornalistas o vídeo filmado nos arredores de Ilovaysk em agosto de 2014 pelos voluntários ucranianos do batalhão “Donbas”. O vídeo mostra um blindado russo capturado, dois membros da sua tripulação e dois para-quedistas russos que contam sobre a sua participação em combates do lado das organizações terroristas de “rpd/dnr” e “rpl/lnr”.
http://youtu.be/-AitK5LeV9I

A “Lista Savchenko”
Basta fazer click na imagem para aumentar o seu tamanho
O partido ucraniano “Batkivshyna” (Pátria), preparou a lista dos 35 figuras estatais russos, responsáveis pela detenção ilegal da deputada e piloto ucraniana Nadia Savchenko no território da Rússia, crime continuado desde o verão de 2014. A respetiva icnografia foi criada pelo Centro UAcrisis.

A satisfação moscovita

No dia 18 de março, em Moscovo, decorreu a manif pensada para mostrar que os russos se orgulham da ocupação da Crimeia pelo seu país (ver mais FOTOS). Mas parece que os fãs do regime estavam chateados e descontentes por não encontrarem no certame nenhum dos seus líderes amados...
- E Putin estará?
- Mas é claro que não.
- E Medvedev?
- Nããão.
- E então o que estou fazendo aqui...

Sem comentários: