domingo, março 22, 2015

Ucrânia presente em Lisboa e no Porto

Em Portugal, na cidade do Porto, nesta segunda-feira, dia 23 de março, será exibido o filme documental ucraniano “Sobrevivente” (Ficar Vivo), produzido pelo estúdio Babylon #13.

O filme é sobre o espírito do povo ucraniano que vive em estado de guerra, explicando a motivação que leva  as pessoas a defender o seu país. Retrata a terrível tragédia que dividiu famílias, destruindo centenas de vidas. A narrativa é centrada no caso do bombardeamento da cidade Mariupol (bairro “Shidniy”) que ocorreu no dia 24 de janeiro de 2015. A cidade foi alvejada com auxílio dos sistemas de mísseis “Grad”, à partir dos territórios controlados pelos terroristas pró-russos. O filme revela os horrores da guerra e a vontade de viver em liberdade, informa a Associação dos Ucranianos de Portugal.

O filme será apresentado pelo seu realizador: Yuriy Gruzinov.

Local e data: Porto, 23 de março de 2015, às 18h00, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Anfiteatro Nobre (Via Panorâmica s/n)

A semana Cultural da Ucrânia em Arroios de 22 à 28 março

De 22 à 28 de março, o Projeto Volta ao Mundo em Arroios promove a Semana Cultural da Ucrânia com diversas actividades em diversos locais da freguesia. Em destaque vai estar a homenagem ao grande poeta ucraniano Taras Shevchenko, através de música, dança, teatro, e claro, muita poesia. Haverá também exposições, gastronomia, cinema, danças típicas. A entrada é livre em todas as atividades. Venha conhecer mais sobre a Ucrânia e o seu enorme potencial cultural!
Consultar o Programa

1 comentário:

Anónimo disse...

http://pt.euronews.com/2015/03/22/russia-e-induzida-em-erro-e-acusa-ucrania-de-violar-acordos-de-minsk/