domingo, março 01, 2015

Salvar Nadia Savchenko: Cidade do Cabo em 1.03.2015

Na Cidade do Cabo, na África do Sul, a comunidade ucraniana local organiza uma ação cívica para assinalar os 79 dias da greve de fome da piloto ucraniana Nadia Savchenko, raptada e mantida ilegalmente na cadeia russa.
Cidade do Cabo, 1.03.2015

O encontro terá lugar no dia 1 de março, às 8h00 de manha em Gardens (junto ao planetário, do lado da rua Queen Victoria Street). São convidadas todas as pessoas de boa vontade, com os cartazes à apelar a libertação da Nadia do cativeiro moscovita.
Faça um click para aumentar a imagem
Os símbolos ucranianos (bandeiras, cachecóis, camisas bordadas) são bem-vindos, assim como a participação de toda a gente, ucranianos e membros da comunidade sul-africana.

Data e Local: 1.03.2015; Gardens, ao lado do planetário, entrada da Queen Victoria Street.

Ajude na libertação da #‎FreeSavchenko distribuindo os cartazes sobre a sua história e apelando à sua libertação. Os cartazes são disponíveis em 9 línguas: ucraniano, alemão, checo, espanhol, inglês, italiano, francês, polaco e russo.

Obter aqui:

Mais informação em #FreeSavchenko na Facebook.

Por sua vez, a deputada e militar ucraniana, Nadia Savchenko, respondeu ao pedido do Mustafa Dzhemilev (dissidente soviético e ativista dos Tártaros da Crimeia) de desistir da greve de fome:

«Estimado Mustafa, no seu tempo, Você fez uma façanha para o seu povo, estando na prisão em greve de fome por 303 dias! Se não fosse o Seu acto, o seu povo poderia nunca mais retornar à sua terra... Eu tenho um bom exemplo é Você! Eu não estou em greve de fome durante tanto tempo, mas resistirei por tanto tempo quanto for preciso para que o meu povo também tenha o direito de ser ucraniano na terra ucraniana, para viver de verdade, honestamente e de boa consciência, para decidir o seu próprio destino!»

Leituras recomendadas

Aos quem tem o medo da III Guerra Mundial, recomendamos a opinião “Ver ou não ver” do Vasco Pulido Valente, publicada no diário português Publico no último dia 27/02/2015.

(...) não há a sombra de uma dúvida de que (Putin) não recuará. Como, tarde ou cedo, vai acabar por querer que as repúblicas bálticas voltem ao seu domínio e que a Ásia Central aceite obedientemente a sua ordem. Os movimentos preliminares da III Guerra Mundial estão em curso: para o Ocidente ver – ou não ver.

Sem comentários: