terça-feira, março 24, 2015

Batalha pela Sebastopol: o novo cinema ucraniano

No dia 2 de abril, nos cinemas da Ucrânia será exibido o filme Nezlamna (Inquebrável), drama histórico e biográfico da franco-atiradora ucraniano-soviética, Lyudmila Pavlichenko, creditada com a morte de 309 militares alemães e é até hoje considerada a mulher-sniper mais bem sucedida da história militar.

Com o título internacional de Batalha pela Sebastopol, a película é o primeiro filme ucraniano que contará com a distribuição do gigante americano “20th Century Fox”.

O projeto foi iniciado em 2012, no fim de 2013 a Agência estatal do Cinema da Ucrânia atribuiu lhe o financiamento pedido, o que permitiu o arranque das filmagens, que decorreram em 2013–2014 inteiramente na Ucrânia, em Kyiv, Sebastopol, Odessa e Kamyanets-Podilskiy. A maioria dos atores e pessoal da equipa técnica são ucranianos. O filme foi co-produzido pela Rússia, por isso conta com alguns atores russos. Em termos de financiamento, é o projeto mais caro da história do cinema ucraniano, a película custou 5 milhões de dólares, 70% é financiamento ucraniano e 30% russo, escreve Telekritika.ua
Lyudmila Pavlichenko real
“Nezlamna” se baseia na biografia real da Lyudmila Pavlichenko (1916-1974), estudante ucraniana da Universidade Nacional Taras Shevchenko em Kyiv que se alistou como a voluntária ao RKKA, onde se tornou a franco-atiradora. Desde junho de 1942, após o ferimento por morteiro, Pavlichenko foi retirada definitivamente do campo da batalha por causa da sua notoriedade. Após a recuperação ela foi enviada ao Canadá e aos Estados Unidos, onde foi recebida pelo presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt e pela a primeira-dama, Eleanor Roosevelt.
Lyudmila Pavlichenko no filme
Durante o seu torneio pelos EUA, Pavlichenko, pronunciou em Chicago a famosa frase que continua ser extremamente atual para Ucrânia e para os ucranianos nos dias de hoje:

Cavalheiros! Eu tenho vinte e cinco anos. Na frente, eu já consegui aniquilar 309 invasores fascistas. Não acham, vocês, senhores, que estão há muito tempo se escondendo atrás das minhas costas?..

O filme conta com a música do grupo ucraniano Okean Elzy; os efeitos especiais de batalhas militares foram criados pelo estúdio ucraniano Postmodern, que concorreu recentemente em Los-Angeles pelo prémio VES Awards, Óscar dos efeitos especiais.

Em 1946 o cantor americano Woody Guthrie gravou a canção “Miss Pavlichenko”, onde ele se dirige à jovem ucraniana: “Mais de 300 nazis morreram pela sua espingarda” (For more than three hundred nazis fell by your gun).
O historiador ucraniano Volodymyr Viatrovych que viu o filme na sua pré-estreia classificou a película de seguinte maneira:

O filme não é nenhuma obra de arte cinematográfica, lembra uma mistura do cinema soviético-holywoodesco sobre a guerra. No entanto, não possui nenhuma (linha de) propaganda anti-ucraniana e até num dos episódios são recordados as repressões estalinistas contra os ucranianos. O filme irá desiludir os espectadores russos. Pretendendo ver a batalha pela Sebastopol [...] esperando ver o filme sobre a “glória das armas russas”, irão ouvir sobre a retirada inglória que levou às grandes perdas.  

Mais forte do que as armas

O filme documental ucraniano “Mais forte do que as armas”, dedicado aos acontecimentos recentes na Ucrânia, desde a Revolução de Dignidade (movimento Maydan) até a guerra no leste, foi demonstrado hoje em Lisboa e será demonstrado amanha, dia 25 de março em Faro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude de Algarve, rua da PSP, (junto à Biblioteca Municipal), Tel. 289 891 820; e-mail: faro@ipdj.pt 

As notícias do “mundo russo”

O concurso de arte corporal na Universidade Técnica Estatal de Ijevsk "M. Kalashnikov", dedicado ao 70º aniversário da vitória na “Grande Guerra Patriótica”...

Sem comentários: