sábado, outubro 14, 2017

Ucrânia celebra 75º aniversário de criação do UPA

Os guerrilheiros do UPA foto @arquivo SBU
No dia 14 de outubro Ucrânia celebra o 75º aniversário da criação do Exército Insurgente da Ucrânia (UPA), única formação militar que teve como objetivo a defesa dos ucranianos e das suas aspirações de um estado independente.
Os guerrilheiros do UPA foto @arquivo SBU
Os militares do UPA conseguiram o seu objetivo, embora não imediatamente e apesar da superioridade numérica de seus inimigos. O apoio maciço do UPA pelos ucranianos forçou ambos invasores (nazistas e comunistas) não apenas à abandonar alguns dos seus planos de uso da população da Ucrânia, mas também a recorrer a propaganda perversa, apresentando-se como os seus verdadeiros defensores.
A moeda do UPA: bofony
Desde o início, o exército insurgente proclamou como seu objetivo principal a criação de um estado ucraniano independente. Este objetivo contradiz os planos de todos os outros participantes da II G.M., mas a defesa intransigente deste ideal pelos insurgentes transformou seu exército em um fator especial ucraniano da II Guerra Mundial. O movimento de libertação nacional ucraniano tornou-se o tema da política internacional, com que todos os participantes da guerra tiveram que contar.
Os guerrilheiros do UPA foto @arquivo SBU
Ler mais: Radio “Voz da Ucrânia livre”

Exposição documental:
Faça clcick para ler mais
Dia 14 de outubro, sábado, às 13h00, rua Volodymyrska № 2; exposição “UPA – a resposta do povo invencível. Os insurgentes contra o comunismo”.

Bónus

O vídeo musical “Ne kazhuchy nikomu” (Não dizendo à ninguém), lançado em 2007 pelos músicos ucranianos, grupo Tartak e Nichlava (Andriy Pidluzhniy), para homenagear UPA.
Uma parte do vídeo, foi filmada no antigo mosteiro de Zagorivske, na região de Volyn (Ucrânia Ocidental), onde nos dias 8 – 11 de Setembro de 1943, um grupo de guerrilheiros do UPA, chefiado pelo comandante Bereza (Andriy Martynyuk? / Marcynyuk?), enfrentou o exército alemão, apoiado pelos colaboracionistas polacos. Em resultado do combate, os alemães sofreram pesadas baixas, o mosteiro foi parcialmente destruído e incendiado pela aviação nazi, uma parte dos guerrilheiros consegui sair do cerco, mas comandante Bereza morreu em combate (ler mais).
Um dos atores não profissionais que participa no vídeo é Viktor Gurniak (8 d junho de 1987 – 19 de outubro de 2014); voluntário do batalhão ucraniano “Aydar”, uma das vítimas da agressão russa, da atual guerra russo-ucraniana; fotógrafo ucraniano, co-fundador da agência fotográfica LUFA; as suas fotos foram publicadas pela UNIAN, Reuters, a publicação online INSIDER.

Sem comentários: