terça-feira, outubro 16, 2007

UPA homenageado musicalmente






Os músicos ucranianos, grupo Tartak e Nichlava (Andriy Pidluzhniy), lançaram no mercado musical ucraniano vídeo da sua canção mais recente “Ne kazhuchy nikomu”.

A letra da musica paga o respeito à todos os patriotas e defensores da Ucrânia, que tombaram pela sua Independência, mas o vídeo é dedicado ao sacrifício dos combatentes do Exército Insurgente da Ucrânia (UPA).

Uma parte do vídeo, foi filmada no mosteiro destruído de Zagorivske, na região de Volyn (Ucrânia Ocidental), onde nos dias 8 – 11 de Setembro de 1943, um grupo de guerrilheiros do UPA, chefiado pelo comandante Bereza (Andriy Martynyuk / Marcynyuk), enfrentou o exército alemão, apoiado pelos colaboracionistas polacos. Em resultado do combate, os alemães sofreram pesadas baixas, o mosteiro foi parcialmente destruído e incendiado pela aviação nazi, uma parte dos guerrilheiros consegui sair do cerco, comandante Bereza morreu em combate.

O realizador da cidade de Lviv, Taras Khymych e a sua equipa de filmagens fizeram tudo por tudo, para terminar este trabalho até o dia 14 de Outubro, quando na Ucrânia se comemora a festa religiosa de Pokrova, que coincida com o 65º aniversário da fundação do UPA.

Para que as cenas do vídeo fossem mais honestos e realistas, Taras Khymych convidou para representar os combatentes do UPA não os actores profissionais, mas os membros seniores do Plast (escuteiros ucranianos). Todos os figurantes do vídeo e membros da equipa de filmagens foram excepcionalmente bravos e até é possível dizer heróicos, na sua entrega ao trabalho, arriscando a sua saúde e a própria vida.

Vídeo musical: “Ne kazhuchy nikomu”, Tartak & Nichlava

http://5.ua/img/forall/videos/tartak_i_nichlava_ne_kajuchy_nikomu.avi [60 Мb]
http://shareua.com/file/300239/me_kajuchi_nikomu.avi.html [36 Мb]
http://rapidshare.com/files/62449058/ne-kajuchi-nikomu.avi [22 Мb]

YouTube
Texto em ucraniano

Obrigado aos: Chornogora & Idler

Sem comentários: