sábado, setembro 01, 2012

Bofony: a moeda da resistência ucraniana


Durante os longos anos da sua luta pela libertação nacional da Ucrânia, a Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) e o seu braço militar, Exército Insurgente Ucraniano (UPA), sentiam a necessidade de encontrar os meios para financiar a luta armada. E se o armamento era tomado em combate, comprava-se ou adquiria-se junto às diversas fontes, a alimentação, geralmente era fornecida pela população ucraniana.

Por isso a liderança da OUN-UPA produzia bofony (singular bofon, abreviatura que significa “fundo de combate”), o papel-moeda em formato de notas, com imagens de um só lado (mais raramente de ambos os lados), que continha os símbolos da Ucrânia independente, da OUN e da UPA e habitualmente possuía um valor facial fixo. Graças aos bofony, o apoio financeiro, material ou alimentício prestado ao OUN-UPA era aceite pelos cidadãos como uma espécie de letras de crédito da longa duração. Apesar do terror nazista e comunista, e do perigo real de ser considerado “apoiante dos bandidos”, a população guardava estas notas. Nos vários processos que permanecem nos arquivos do SBU aparecem as notas de diversos anos de emissão, o que permite supor que a moeda insurgente era usada pelos cidadãos para a poupança.

Criados para regular as relações materiais e financeiras entre os insurgentes e a população da Ucrânia, bofony são documentos importantes que mostram a base económica da guerrilha ucraniana. Graças aos símbolos da Ucrânia independente, aos slogans políticos sempre atualizados, estas notas eram vistas pelos ucranianos como um dos elementos do Estado e eram respeitados como tal. Além disso, várias notas representavam a arte gráfica insurgente, criadas pelos proeminentes artistas ucranianos: Nil Khasevych, Robert Lisowsky, Ivan Bahrianyi e dezenas de amadores, cujos nomes foram protegidos para sempre pelos pseudónimos e cifrónimos.

Um dos estudiosos da moeda insurgente, o vice-diretor do Arquivo Estatal da província de Ternopil, Oleh Klymenko, avalia que entre 1939 e 1952, a resistência ucraniana emitiu cerca de 500 diferentes tipos de bofony. Estas notas eram usadas em pelo menos 12 províncias ucranianas, mas também em Belarus, Polónia, Checoslováquia, Alemanha e Áustria. Existem as informações não documentadas que em 1954-1960, bofony eram produzidas no GULAG, em diversos campos de concentração soviéticos.
Autor: Nil Khasevych

Atualmente, a maior coleção de bofony (276 peças) pertence ao Museu Estatal do Serviço da Segurança da Ucrânia (SBU). O estudo mais completo sobre a moeda é da autoria do Oleh Klymenko, autor da monografia “Documentos monetários (bofony) da OUN, 1939-1952” (Kyiv, 2008).


A história de bofony

Os primeiros bofony foram emitidos na Galiza Ucraniana, mas desde 1943 foram amplamente usados na Volyn e em Rivne. Na Galiza, onde durante a II G.M., circulava o zloty de Cracóvia, a OUN emitia bofony com nominal de 5,10, 20 e 50 zloty. Também é conhecido bofon com nominal de 1 marco alemão.

Em 1944-1946, a liderança da OUN emite os bilhetes com os nominais de 4, 6 e 7, sem menção da unidade monetária. Já em 1945-1946, UPA-Norte emite a “Série de Volyn”, com nominais de 5, 10, 20, 50, 100, 300, 500 e 1000 karbovanets. A série foi desenhada pelo gráfico Nil Khasevych. As notas possuíam a qualidade gráfica superior e serviam de inspiração aos outros gráficos da resistência, pressupõe-se que havia planos de os usar em todo o território ucraniano.

Durante o período de Natal e Ano Novo, apareciam bofony com a temática anticolonial e religiosa: “Cristo Ressuscitou! Ressuscitará Ucrânia! Liberdade aos povos! Liberdade à pessoa! Morte aos tiranos!”

Acredita-se que em 1949 a resistência da OUN-UPA na Ucrânia Ocidental possuía o orçamento de cerca de 17 milhões de rublos.

Durante os trabalhos propagandísticos junto às populações das zonas libertadas ou com a forte presença da OUN-UPA, os insurgentes ucranianos explicavam às pessoas que os empréstimos financeiros seriam devolvidos após a proclamação e criação da Ucrânia independente. E é de notar que os guerrilheiros cumpriram a sua palavra. Hoje, na Ucrânia independente bofony é uma raridade numismática, a sua procura largamente supera a oferta e o preço corrente de algumas notas chega aos valores monetários proibitivos.

Ler mais: 

Descarregar o livro “Documentos monetários (bofony) da OUN, 1939-1952” gratuitamente (PDF ou TXT; 30,9 MB):

Sem comentários: