terça-feira, outubro 24, 2017

Os anos finais da União Soviética: a bancarrota total do comunismo (19 fotos)

100 anos atrás na Rússia triunfou o golpe do estado bolchevique. Em 74 anos da sua vigência e após várias guerras, genocídios, deportações e extermínio de povos e indivíduos, nos meados da década de 1980, a economia soviética entrou num colapso absoluto. Os cidadãos da URSS finalmente sentiram que não é possível se alimentar da propaganda. E assim, no fim de 1991 o “império do mal”, ruiu, de forma momentânea e até bastante pacífica.   

02. Os balcões frigoríficos numa mercearia soviética em 1990. Num cantinho estão amontoados os saquinhos, muito parecidos com ananás fatiado no molho próprio. Nos derradeiros anos da URSS essa delícia estrangeira, e pouco apreciada, apareceu nas lojas soviéticas em quantidade considerável.

03. Janeiro de 1991: uma mercearia na cidade de Moscovo com balcões vazios. No fundo podemos ver as prateleiras vazias. Até o fim da URSS faltava quase um ano.

04. Novembro de 1991, o departamento de “manteiga e queijos” absolutamente vazio numa das mercearias.

05. Novembro de 1991, foto tirada de dentro para fora da loja. Dentro vemos os frascos de 3 litros de “sumo” de bétula (água açucarada com ácido cítrico), fora está uma fila para comprar algum produto raro, o “deficit”. Na época os produtos muito procurados, como bananas, eram vendidos ao preço à dobrar “fora da caixa”, simplesmente em forma de uma “fila viva”, na entrada da loja. Depois, o mesmo produto era registado na caixa ao seu preço oficial, os lucros eram divididos entre os vendedores e diretor da loja. A operação era bastante segura, os problemas poderiam surgir, caso a venda fosse flagrada pelo Departamento da luta contra os roubos da propriedade socialista (OBKhSS), uma espécie da polícia financeira soviética, existente entre 1937 e 1992.

06. 1989: os balcões vazios, mas loja já possui a balança eletrónica, nos anos finais da URSS estas foram aparecendo nas lojas soviéticas para diminuir os roubos, praticados pelos vendedores que constantemente viciavam as balanças tradicionais. A economia do mercado praticamente eliminou este problema, que na União Soviética, graças ao seu sistema de “proteção mútua”, era omnipresente.

07. Janeiro de 1992, frascos de 3 litros com um “sumo” qualquer e “departamento da carne” absolutamente vazio. O livre mercado bastante imperfeito conseguiu preencher as prateleiras, mas precisou para isso, dependendo da região, 1-2 anos de trabalho livre do regime planificado.

08. 1990, fila numa mercearia, nos cestos podemos ver leite em embalagem tipo tetra pack e algo parecido com os legumes congelados fabricados na Polónia.

09. Além das lojas estatais, na URSS existiam as lojas cooperativas (menos de 1% do total) e os mercados. Nos mercados, era possível comprar legumes frescos e a carne de uma qualidade razoável. Um mercado em 1987, possivelmente após o fecho da maior parte das bancas.

10. 1991: o homem do talho corta a carne sobre um tronco de madeira. A carne da 2ª, com gordura, era considerada na URSS uma delícia, no fundo da foto podemos ver a fila dos compradores. A boa produção das melhores fábricas (talhos industriais), da Belarus ou Ucrânia, só começou aparecer em venda livre após 1992, já na época das reformas timidamente liberais. Antes disso, possivelmente essa produção era consumida pela elite comunista ou vendida nos outros mercados.

11. 1991: os vendedores de fruta seca e abóbora. Nos mercados, a propósito, florescia a falta gritante de saneamento (facilmente detetável nas duas últimas fotos), mas naquela época isso não incomodava ninguém – a principal preocupação era conseguir comprar pelo menos alguma comida.

12. 1990: o comércio de rua, uma fila nada pequena para comprar a batata.

13. No fim da URSS escassearam não apenas os alimentos, mas também os produtos manufaturados. Uma sapataria em 1990. Na época as sapatarias vendiam 3-4 tipos de sapatos femininos feios fora de moda e sapatos desportivos (tênis) plimsoll com a sola fedorenta de borracha vulcanizada.

14. Sapataria – um homem contempla a aquisição bem-sucedida – sapatos femininos elegantes, um verdadeiro deficit.

15. O comércio de produtos manufaturados nos anos finais da URSS geralmente decorria assim: pela cidade se espalhava o boato de que em um certo lugar, determinados bens de consumo, o deficit, seria “deitado/jogado fora” (eufemismo soviético que significava “vendidos livremente”), junto daquela loja, instantaneamente se formava uma enorme fila, as pessoas permaneciam nela de pé à noite (!), substituindo uns aos outros e passando, uns aos outros, um pedaço de papel com o seu número nessa fila – o cenário distópico em que na cidade de Minsk em 1990 se compravam os sapatos de couro masculinos. Sapatos, que por algum motivo desconhecido, eram vendidos à porta traseira da loja “Bens domésticos”.
A foto semelhante de 1989 (em cima) mostra a fila para comprar alguns produtos manufaturados polacos/poloneses.

16. A fila numa loja soviética de “luxo”, cidade de Moscovo em 1989. Possivelmente a loja vendia os bens ocidentais, possivelmente os bens produzidos nas cooperativas soviéticas (oficialmente permitidas desde 5 de fevereiro de 1987), possivelmente ambos os casos.

17. Compradoras do calçado de “luxo”, principalmente “luxuosas” parecem as botas azuis às pintinhas.

18. Sapataria soviética: vendedora (de vermelho) e caixas vazias de botas.

19. Salão de cabeleireiro soviético, 1989.

20. Cantina soviética, fevereiro de 1989.

Como podemos ver, são fotos de uma vida bastante pobre, com o deficit permanente de alimentos e produtos manufaturados da primeira necessidade, de um país que financiava as revoluções anticapitalistas em redor do mundo e dominava o desporto, balé e corrida espacial.

Fotos @GettyImages | Texto Maxim Mirovich

Sem comentários: