sábado, junho 03, 2017

Assassino de Kyiv é reconhecido como cidadão russo-checheno

A voluntária ucraniana Amina Okueva reconheceu facilmente (como parte do procedimento formal), o assassino que disparou contra o seu marido, Adam Osmayev. O visado é cidadão russo de origem chechena, ligado ao mundo do crime e à atual liderança regional da Chechénia.
O homem que se identificou à Amina e Adam como jornalista do “Le Minde” Alex Verner, e que possuía o passaporte ucraniano em nome do Oleksandr Dakar, na realidade é cidadão russo Artur Denisultanov, natural da Chechénia e largamente conhecido no submundo do crime russo de São Petersburgo sob outros nome e alcunhas Kurmakaev, Krinari, Tishenko, Cebro, “Dingo”. Denisultanov por diversas vezes trocou os documentos e identidades, usando os casamentos de conveniência, fez parte de vários processos e casos criminais na Rússia e na Áustria, por isso imediatamente foi reconhecido pela imprensa russa. Por exemplo, o artigo da publicação russa Fontanka.ru fornece o retrato bastante interessante do Denisultanov “Dingo”.
Em 11 de junho de 2008 Denisultanov foi detido pela polícia da Áustria, acusado de preferir as ameaças de morte ao conhecido emigrante checheno Umar Israilov. Este ex-guerrilheiro e guarda-costas do Ramzan Kadyrov, estava testemunhar contra o seu ex-chefe, nomeadamente no que toca o uso de tortura na Chechénia. No dia 13 de janeiro de 2009 Israilov foi assassinado em Viena. Detido, Denisultanov confirmou à polícia austríaca que agiu ao mando do atual líder checheno Ramzan Kadyrov, embora após ser libertado (assassinato foi efetuado por 3 outros chechenos detidos e julgados na Áustria) e voltar à Rússia, “Dingo” publicamente “desmentiu” as suas próprias palavras anteriores.

É de notar que entre 2004 à 2017 os serviços secretos russos efetuaram pelo menos 14 tentativas de assassinato conhecidos contra os emigrantes chechenos, em resultado dos quais morreram, pelo menos 14 pessoas e dois atentados fracassaram. Pelo cometimento destes crimes os órgãos da lei e ordem da Turquia (4), Áustria (3), Catar (2) e Ucrânia (1) condenaram, julgaram ou detiveram 10 agentes russos.

Graças à coragem da Amina Okieva pela primeira vez na história de todos estes atentados no estrangeiro, o agente foi detido no local do crime. O caso ucraniano também foi único em que assassino russo foi baleado em resposta. A detenção do Denisultanov “Dingo” poderá ajudar esclarecer outros crimes dos serviços secretos russos (ver a cronologia dos atentados russos no estrangeiro).
Até agora foi estabelecido que na Ucrânia Denislutanov Dingose legalizou através de um casamento de conveniência com uma cidadã ucraniana, usando o esquema composto de corrupção que envolvia diversos órgãos do poder. O responsável corrupto que emitiu os documentos primários para todo o processo posterior, já foi detido e está prestar os depoimentos aos investigadores ucranianos. Espera-se que todo o esquema será desvendado e denunciado publicamente, escreve o jornalista ucraniano, Yuriy Butusov.

Amina sobre Adam

Estive alguns minutos com Adam, ele está consciente, entende tudo mas ainda não pode falar por causa do aparelho de respiração artificial. O seu estado é bastante estável, mas os primeiros três dias nestes casos são críticos. Por favor, continuem a orar por ele.  

O jejum muçulmano que nos estávamos a seguir naquele dia terrível facilitou a operação do Adam: os seus órgãos  da cavidade abdominal estavam vazios e não foram danificados, tornando possível injetar lhe de volta o seu próprio sangue que fluiu do fígado ferido. Parte do pulmão, no entanto, teve que ser removido e foram colocados os pontos no diafragma danificado. A principal coisa agora é a hemodinâmica positiva nos próximos três dias.
Assassino após a operação
O assassino revelou-se uma peça nada simples nos restos da sua consciência há muitos assassinatos dos chechenos, incluindo na Europa. Estou feliz por ele tiver aquilo que mereceu da minha mão, de acordo com informações preliminares ele ficará vegetal para o resto de sua vida miserável (uma bala ficou presa na sua coluna vertebral). Mas esse mérito não é meu – foi desejo do Deus neste mês sagrado para nós.

Sem comentários: