sexta-feira, junho 02, 2017

Terrorismo volta atacar Ucrânia em Kyiv (19 fotos)

No dia 1 de junho na cidade de Kyiv decorreu a tentativa de assassinato do casal de voluntários chechenos, veteranos do batalhão voluntários “Kyiv-2”, patriotas da Ucrânia, Adam Osmayev e Amina Okueva.
Adam Osmayev após o atentado
A tentativa do assassinato ocorreu no bairro histórico de Podil na baixa de Kyiv, na rua Kirillivska № 51 (ex-Frunze), cerca das 17h00 (hora de Kyiv), quando o assassino, usando a identidade fabricada de “jornalista francês”, alegadamente pertencente ao jornal Le Monde, aproximou-se ao casal dos voluntários e sacando uma pistola “Glock” (também identificada visualmente como uma edição especial do “PM Makarov”) abriu o fogo contra Adam Osmayev. Em resposta, Amina Okueva, médica e franco-atiradora do batalhão voluntário “Kyiv-2”, desferiu quatro tiros à queima-roupa contra o corpo do assassino.
"Glock" / "PM" do assassino
"PM" da Amina Okueva
Neste momento Adam Osmayev e assassino estão no Hospital № 17 de Kyiv. Adam foi ferido no pulmão, no fígado e tem a clavícula quebrada, ele perdeu muito sangue e já foi operado, o seu estado é grave, mas estável. O assassino também sobreviveu, ele está prestar os depoimentos à Polícia nacional da Ucrânia.

Amina e Adam no decorrer da OAT
Adam Osmayev é acusado na Rússia em participação na tentativa de assassinar o presidente Putin “após as eleições presidenciais russas”. Este cidadão checheno foi detido na cidade ucraniana de Odessa em fevereiro de 2012, em 2014 ele foi julgado na Ucrânia e absolvido de todas as acusações. Em março de 2014 Adam Osmayev fez o pedido da cidadania ucraniana, escreve Censor.net.ua.

Perfil do assassino
O passaporte ucraniano do assassino
O assassino, usando a identidade fabricada do “jornalista francês” do jornal “Le Monde” se apresentou ao casal Osmayev-Okueva, usando o nome falso de Alex Verner, tendo alguns encontros prévios com os voluntários.
"Nissan Terrano" verificada pelo Departamento científico da Polícia Nacional da Ucrânia
No seu último encontro, assassino estava viajar na mesma viatura “Nissan Terrano” com Adam e Amina, em algum momento, pedindo que eles fiquem juntos no banco de trás, alegadamente para tirar as fotos. Após disso “Alex Verner” tirou a pistola “Glock” (“PM”?) e efetuou dois ou três tiros contra Adam. Em resposta, a sua esposa, voluntária paramédica e franco-atiradora Amina, mostrando a sangue-frio excepcional, tirou a sua própria pistola “PM”, que recebeu oficialmente em 2014 na qualidade de voluntária das mãos do Ministro do Interior Arsen Avakov, e desferiu quatro tiros ao assassino. Este também foi operado, ele se encontra no estado grave e poderá não sobreviver.
Assassino fracassado, ferido 4 vezes pela Amina Okueva
Nos documentos do atacante foi encontrado o passaporte ucraniano para as viagens ao exterior em nome do Dakar Oleksandr Venusovich, nascido em 1958 e registado na cidade de Odessa. Neste momento a Polícia nacional da Ucrânia procede a verificação da autenticidade do documento e da própria existência do cidadão da Ucrânia com este nome e dados pessoais, escreve o jornalista ucraniano Yuriy Butusov.
O pessoal da investigação no local do sucedido
No entanto, já as datas de emissão dos seus documentos pessoais permitem pressupor que estamos perante um assassino profissional com uma identidade fabricada. Assim, o seu passaporte interno (BI/Cartão do Cidadão) “Oleksandr Dakar” recebeu em 10 de fevereiro de 2016. O passaporte para viajar ao estrangeiro foi emitido aos 15 de fevereiro de 2016 e código de identificação financeiro em 11 de fevereiro de 2016. Ou seja, antes de fevereiro de 2016 este cidadão praticamente não possuía os documentos ucranianos, escreve o assessor do Ministro do Interior da Ucrânia, Anton Gerashenko, citado pelo página ucraniana Censor.net.ua


O passaporte ucraniano de viagens ao estrangeiro do assassino permite verificar que este efetuou várias viagens à Rússia. O que, por sua vez leva à investigação ucraniana à versão principal do sucedido: casal dos voluntários são vítimas da tentativa do assassinato por parte dos serviços secretos russos, já que estes consideram Adam Osmayev como o seu inimigo pessoal, acusado de tentar liquidar Vladimir Putin.
Amina Okueva (a sua cara mostra imensa tristeza) e Anton Gerashenko
Por último, eis a última informação da própria Amina Okueva na sua página de Facebook que neste momento está passar por uma situação muito dramática, mas não deixa de ser a mulher de todas as armas: 
Amina Okueva
Obrigado à todos que se preocuparam e oraram. Pelas Graças de Todo Poderoso, tudo está bem. O estado do Adam é grave, mas estável. O assassino foi parado por mim de uma arma me oferecida. Grande obrigado por todo o apoio e especialmente aos meus ex-colegas do Ministério do Interior e os companheiros militares.

Tudo ficará bem, se Deus quiser.

Blogueiro: a tentativa do assassinato dos voluntários chechenos recordou-nos, imediatamente, o assassinato, pela Al-Qaeda do Ahmad Shah Massoud, um líder militar e político afegão, herói da resistência contra a invasão soviética do Afeganistão, conhecido como “Leão de Panjshir”.
Amina e Adam na OAT
Como tal, pedimos que todos os nossos leitores orem pela saúde do Adam Pashayev, este irmão muçulmano esta dando a sua vida pela Ucrânia, ele merece as nossas orações. Que Alá e Deus estejam com ele nesta noite e o protejam nos próximos tempos e sempre.   

Sem comentários: