sexta-feira, agosto 25, 2017

Parada-2017: heróis, fardas, aliados, Petró Poroshenko e marcha dos Inquebráveis

Celebrando o 26º aniversário de Independência da Ucrânia, o chefe supremo das FAU, presidente ucraniano Petró Poroshenko participou na parada solene das forças armadas, cujas unidades desfilaram pela avenida central de Kyiv. A parada foi comandada pelo Ministro da Defesa, o general do exército Stepan Poltorak, escreve a página ucraniana Novynarnia.com.

Pela avenida Khreshchatyk e praça da Independência, desfilaram cerca de 4,5 mil militares de diferentes unidades e ramos das Forças Armadas, Guarda fronteira, Guarda Nacional, Polícia Nacional e uma coluna conjunta de veteranos da OAT.

Duzentos participantes do desfile foram condecorados anteriormente pelas medalhas e ordens militares pela sua bravura na linha de frente. No início do acto solene e para recordar a memória dos defensores da Ucrânia que tombaram em combate pela Pátria, o coro cantou o fragmento da canção “Nada o Patinho”.

Em homenagem ao centenário do primeiro movimento de libertação da Ucrânia, as colunas levaram os símbolos do Exército da República Popular da Ucrânia (UNR) – a bandeira do 1º Regimento Ucraniano “Bohdan Khmelnytsky” e a bandeira de combate da Terceira Divisão dos Atiradores de Aço.

Os equipamentos militares não desfilaram na parada (estando em exposição entre Maydan e praça da Europa, ver as fotos).
Petró Poroshenko e James Mattis (screan da TV)
Na parada participaram 231 militares dos 10 países aliados e parceiros da Ucrânia: Canada, Grã-Bretanha, Geórgia, Estónia, EUA, Letónia, Lituânia, Moldova, Polónia e Roménia. Os países aliados eram representados pelos seis ministros ou responsáveis da defesa. Além dos 10 países mencionados, em Kyiv estavam presentes ministros da defesa da Turquia e Montenegro.

O presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko preferiu o discurso, que terminou de seguinte maneira:

A Independência está nas mãos de nossa geração.
Pelo 26º aniversário da Independência da Ucrânia!
Glória ao exército ucraniano! Glória às Forças Armadas da Ucrânia!
Glória ao povo ucraniano!
Glória à Ucrânia!

Na cerimónia solene estavam presentes os presidentes da 2ª república ucraniana: Leonid Kravchuk (1991-1994), Leonid Kuchma (1994-2005), Victor Yuschenko (2005-2010), patriarca Filaret (Igreja Ortodoxa – Patriarcado de Kyiv); patriarca da igreja moscovita e arcebispo dos greco-católicos ucranianos, Svyatoslav, entre outros.

Houve menos espectadores, comparando com a parada militar de 2016, este ano o mês de agosto se revelou bastante frio na Ucrânia, em Kyiv se fez sentir cerca de +15ºC.
foto @Rádio Liberdade
No centro de Kyiv, a ordem e a segurança foram assegurados por cerca de 4.000 policiais e guardas nacionais, os espectadores do desfile eram verificados por detectores de metais, os franco-atiradores estavam cobrir os telhados.

Os heróis da Ucrânia

Pela coragem excepcional, heroísmo e auto-sacrifício, mostrados na defesa da soberania nacional e da integridade territorial da Ucrânia, a lealdade ao seu juramento militar, o presidente condecorou com o título de Herói da Ucrânia com a atribuição da ordem militar “Estrela de Ouro” aos militares das FAU Vasyl Tarasyuk e Yevhen Loskota (à título póstumo).

As condecorações receberam na Maydan o próprio tenente Tarasyuk e mãe e filho do capitão Loskota – Xenia e Taras.
Pequeno Taras recebe a condecoração do seu pai | foto@SIPU
O tenente Vasyl Tarasyuk de 24 anos é corajoso defensor da zona industrial de Avdiivka, um dos pontos mais quentes da linha da frente atual. O capitão Yevhen Loskot (31) em 2014 se notabilizou, parando o avanço das tropas russas na direção de localidade de Schastia. Cercado e para não ser capturado, ele usou a última granada para por o fim à sua própria vida, preferindo a frase que colocou os invasores russos em choque cognitivo: «Os russos não se rendem! Glória à Ucrânia!», – gritou o militar ucraniano.

Yevhen Loskot foi graduado pelo Instituto Militar de Infantaria de Odessa, era chefe de companhia das FAU. Deixou o serviço militar em 2011 como capitão. Era membro ativo do partido VO Liberdade, durante a revolução de dignidade participou nas atividades do Auto-Maydan, foi ferido em confrontos com a polícia do regime na rua Hrushevsky.
Capitão (major) Yevhen Loskot
Após o início da guerra russo-ucraniana foi voluntário, foi mobilizado ao exército em março de 2014, desempenhava as funções do comandante do regimento de batedores da 1ª Brigada Especial da Guarda de blindados. Participou nos combates pelas aldeias Zhovte, Lutuhyne, Raivka, Sobivka, foi promovido ao major pela defesa do aeroporto de Luhansk.

Após combates ferozes em setembro de 2014, nos arredores de Luhansk, Yevhen Loskot estava cobrir a retaguarda do principal grupo tático das FAU. Ferido e cercado, major efetuou o seu último combate numa herdade abandonada nos arredores da aldeia de Vesela Hora (distrito de Slovyanoserbsky). Quando lhe acabaram as munições, se rebentou com uma granada, gritando a frase incompreensível aos terroristas: «Os russos não se rendem! Glória à Ucrânia!»  

Como explicou a sua mãe, Xenia, o filho gostava da frase, considerando que os “russos, rutenos são ucranianos”, diferenciando-os dos moscovitas.

Os restos mortais do major foram achados pela missão voluntária ucraniana “Evacuação-200” (“Tulipa negra”) em 22 de junho de 2015 no local da sua morte. A análise da ADN confirmou a sua identidade e em 9 de setembro de 2015 o guerreiro ucraniano foi sepultado na localidade de Desna.

O tenente Vasyl Tarasyuk (“Tufão”) em fevereiro de 2016 foi graduado pela Academia de Infantaria “Hetman Petró Sahaydachny”. Já em 16 de março de 2015 foi designado como comandante do pelotão da 2ª companhia de blindados do 1º Batalhão de blindados da 72ª Brigada especial mecanizada.
A condecoração do tenente Vasyl Tarasyuk | foto@SIPU

Em 29 de janeiro de 2017 os militares do grupo de assalto do 1º Batalhão da 72ª Brigada tomaram a posição “Almaz” (Diamante) na zona industrial de Avdiivka e içaram nela a bandeira ucraniana. O tenente Tarasyuk foi três vezes ferido, quatro vezes vítima de contusões, pessoalmente ele queimou um blindado russo T-72.

Bandeiras de combate e novos nomes das unidades militares
fotos @MinDefesa da Ucrânia
O presidente Petró Poroshenko entregou as bandeiras aos 9 comandantes das unidades militares das FAU, Força Aérea, Fuzileiros Navais, Guarda Nacional e Serviço de Guarda fronteira. Algumas unidades ucranianas receberam as novas denominações, nomeadamente, “para restaurar as tradições históricas do exército nacional”.


Parada militar
Na parada as unidades e ramos das FA da Ucrânia mostraram as novas cores das boinas e novas insígnias, nomeadamente, as Forças de Operações Especiais (SSO), finalmente aceitaram “lobisomem” como o seu novo emblema.
Os pára-quedistas mantiveram a cor azul clara das suas boinas, herdada das unidades soviéticas.
Operadores de blindados com a boina negra e nova insígnia
Um menino, em camuflado e com a divisa “Exército ucraniano voluntário”, que estava bater a continência aos militares e como tal retratado pelas TVs e fotógrafos, era Matviy Sklyarenko, o neto da conhecida e referenciada atriz ucraniana, Ada Rogovtseva.
foto @screan da TV
Unidades dos países aliados
EUA
Polónia
Lituânia
Letónia
Canada
Estónia e Geórgia
Grã-Bretanha
Moldova
A Canada, Geórgia, EUA Lituânia, Moldova, Polónia e Reino Unido eram representados pelos pelotões de parada, Estónia, Letónia e Roménia – pelos grupos de porta-bandeira. Um dos militares da Moldova perdeu a sua boina, algo que chamou a atenção das câmaras de TV.

Condecorações dos militares americanos

Após a passagem solene dos militares, o Ministro da Defesa, Stepan Poltorak condecorou os seis militares americanos, pertencentes à 45º Grupo de combate da Guarda nacional dos EUA de Oklahoma.

Os militares, que estão inseridos na missão de formação «Grupo conjunto multinacional de formação – Ucrânia» (JMTG-U), estando num passeio pela cidade de Lviv em julho de 2017, participaram no salvamento dos moradores, num incêndio ocasional, que presenciaram na cidade.

Marcha dos inquebráveis
Algumas centenas de pessoas participaram na “Marcha dos Inquebráveis”, atendida pelos familiares dos militares que morreram na Donbas, familiares dos voluntários assassinados da Centena Celestial, simplesmente voluntários, veteranos e outros cidadãos ucranianos. Os participantes seguravam os retratos dos seus entes queridos, bandeiras da Ucrânia e girassóis simbólicos.

Tributo à Centena Celestial
O presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko e a sua família pagaram o tributo aos membros da Centena Celestial, ativistas ucranianos que morreram durante a revolução de dignidade (ver mais).
Petró Poroshenko interagindo com os cidadãos
Após a parada, as medidas especiais de segurança foram levantadas, os residentes de Kyiv e visitantes da capital puderam facilmente passear pela avenida Khreshchatyk. As pessoas vieram em famílias, com as crianças, muitos vestiram as camisas ucranianas bordadas. Para alguns este feriado é um pouco triste, porque neste dia os cidadãos recordam todos os que morreram na praça de Independência (Maydan) durante a Revolução da Dignidade.

Texto, fotos e vídeo Novynarnia.com

Sem comentários: