terça-feira, maio 02, 2017

1 de maio celebrado na Ucrânia continental e na zona de OAT

O dia 1 de maio foi celebrado na Ucrânia de forma diferente: um pequeníssimo grupo de “esquerda”, formado pelos velhotes e estudantes desfilou aqui e ali; os ativistas da “direita” os perseguiram com alguma pancadaria à mistura; polícia tentou manter a ordem e 95% dos cidadãos foram aproveitar o dia de descanso para fazer churrasco fora das grandes cidades.

Vinnytsya (burgo do presidente Poroshenko e primeiro-ministro Groysman): algumas centenas de velhotes tentaram desfilar, perdendo as suas bandeiras vermelhas, requisitadas pelos nacionalistas.
Polícia: "caro cidadão, por gentileza, não é precisa repetir, o camarada já entendeu o erro"
Kyiv: cerca de 1000 pessoas com as bandeiras vermelhas de “social-democracia”, recorda a situação de 1991, quando após a proibição do PC, esta entrou na “clandestinidade” (sem ser procurada) e formou PS, que pretendia que seja o “PC legal”. Mas quando, já em 1992, o novo PC reformado foi autorizado à funcionar, PS mandou os camaradas à passear, se recusando dissolver, quem entre os camaradas é tão estúpido para deixar o poder à sua livre e espontânea vontade?!

Kharkiv: os “anticapitalistas” organizaram uma passeata, seguidos de perto pelos nacionalistas, uma outra marcha “vermelha” foi cancelada pois o seu líder levou com algum gás lacrimogéneo, na cidade de Dnipro marcharam cerca de 300 socialistas.
Nas vésperas, no dia 30 de abril na cidade de Maruipol foi organizado o comício patriótico apartidário “Mariupol é Ucrânia!” (foto em cima, ver mais fotos).
Polícia: "camarada, não se levante, no chão é muito mais seguro!" (Kherson)
Na cidade de Kherson  um grande grupo de ultras de futebol, patriotas desconhecidos, veteranos da OAT e os seus participantes no seu dia de folga foram visitar os restos dos comunistas, separatistas e outros oposicionistas, em toda a cidade, incluindo nas sedes partidárias destes. Dois esquerdistas foram ligeiramente feridos (fonte1 e fonte2).
Ativistas ucranianos em Kherson
Em Zaporizhia decorreu uma monstração cómica com os slogans humorísticos do tipo “Com eurovaranda no coração”, “Espetada, maio, Wi-Fi”, “Zaporizhia – a cidade que conseguiu”; “Mortadela por 2,20” (piada em alusão aos sonhos de saudosistas soviéticos).

Na região de Donetsk: Kramatorsk, Slavyansk e as cidades menores tudo foi muito calmo. Em Odessa as pessoas em massa foram passear nas praias com churrascos e alguma bebida pelo meio. SBU e a Guarda Nacional trabalham em regime especial, se preparando às possíveis provocações do dia 2 de maio (com algumas detenções e deportações de agitadores estrangeiros).
Na zona de OAT este camião KamAZ (foto em cima)  blindado das forças russo-terroristas estava se dirigir ao algum encontro importante até que foi parado com um morteiro ucraniano, em resultado 3 terroristas foram mortos e 2 feridos (fonte).
Num outro acontecimento, em 29 de abril, os terroristas lamentam a liquidação do cidadão russo Alexey D. Morozov “Moroz” (03.04. 79 – 29.04.2017), abatido na região de Bahmut. O terrorista era um dos ocupantes do camião blindado russo “Ural”, nas duas fotos em baixo. Nas redes sociais os terroristas tentaram dizer que é um camião ucraniano, mas a sua marca tática, quadrado branco na porta da cabine é um símbolo do exército russo e não das forças ucranianas. O terrorista era cidadão russo, “comandante de uma unidade de infantaria, natural da cidade russa de Togliatti, no leste da Ucrânia esteve desde 2014, no território da Ucrânia ocupada abandona a esposa/namorada grávida (fonte). Pergunta: o que o idiota útil se esqueceu na Ucrânia? Será que sempre sonhou em se transformar no adubo das estepes ucranianas?.. 
Os casos relatados significam que os camiões blindados não libertam os terroristas de possibilidade de serem liquidados e que nenhum acordo de Minsk impedirá as forças ucranianas de os liquidar. A única possibilidade de sobreviver é se entregar ao SBU e após o julgamento se enquadrar na sociedade ucraniana (só é avaliável aos cidadãos da Ucrânia), ir embora da Ucrânia (aplicável à todos), quando ainda é vivo ou ser liquidado, mais dia ou menos dia...  

Ver os batedores da Ucrânia (treinos táticos):

1 comentário:

Anónimo disse...

O Donbass de hoje é a Finlândia de ontem. Todo heroísmo finlandês contra a Sovok é semelhante o heroísmo e luta pela independência da Ucrânia contra o Kremlin. Você poderia fazer um balanço completo das perdas russas no Donbass? Lendo vejo que os russos estão perdendo a guerra.
Slava Ukraini!