quarta-feira, maio 10, 2017

As lojas saqueadas da Venezuela (17 fotos)

As manif populares contra o regime do presidente Maduro continuam, o parlamento eleito articula as exigências de momento de toda a sociedade: a renúncia do Maduro, eleições antecipadas e mudança das políticas [desastrosas socialistas] que levaram Venezuela à bancarrota total.

Nos últimos dias uma onda de roubos e saques das lojas varreu as cidades venezuelanas, frequentemente os alvos dos ladrões e saqueadores são as mercearias e grandes supermercados, geralmente durante a noite as pessoas invadem as lojas e roubam tudo o que é comestível – desde grandes pedaços de carne crua até doces. Maduro acusa os próprios manifestantes, estes, por sua vez falam em apoiantes de Maduro disfarçados, que tentam desacreditar os protestos.

02. Na maioria das vezes os alvos de ladrões são as pequenas mercearias familiares sem sistemas eficientes de segurança, são fáceis de penetrar. Assim ficou a pequena mercearia urbana após o saque:

03. As prateleiras e estantes derrubadas. Foi roubada a totalidade dos bens – na loja ficaram apenas as prateleiras, os rolos de papel para cheques, embalagens rasgadas, caixas e lixo. Apenas o cartaz com imagem do Jesus, olhando, tristemente da parede, não ficou tocada.

04. Mais uma mercearia menor, também totalmente saqueada, ficaram apenas as estantes derrubadas.

05. Nas manhas os donos e os funcionários voltam, tentando manter alguma ordem nas lojas roubadas:

06. Mesmo se tiverem o seguro, a onda nacional de saques poderá simplesmente falir as seguradoras, estas não terão a capacidade financeira de pagar os prejuízos massificados.

07. Os donos, se defendendo dos ladrões e saqueadores colocam nas mercearias as grades:

08. As grades não ajudam, os saqueadores os quebram rapidamente. Estas grades azuis primeiramente foram atingidos por alguma coisa, possivelmente uma viatura, o que restou foi dobrado para abrir a passagem.

09. Aqui simplesmente partiram os cadeados e entraram dentro da mercearia.

10. As grandes superfícies também sofrem a onde de assaltos. Este supermercado foi saqueado na noite de 5 à 6 de maio:

11. Roubaram tudo, deixando apenas as prateleiras.

12. Notem o tamanho da loja, para saquea-lá é preciso várias dezenas de saqueadores organizados, à atuarem em massa.

13. Mais fotos da mesma loja:

14. Apenas um frasquinho de algum molho escapou o saque:

15. Os saqueadores também começaram assaltar as viaturas nas imediações das lojas saqueadas.

16. Provavelmente os saqueadores entenderam que polícia tenta não intervir nos assaltos em massa, por isso agem de uma forma bruta, partindo as janelas e roubando o interior de viaturas, além dos seus pneus e faróis:

17. A vista da viatura roubada:
Foto: @Ronaldo Schemidt / Staff | Texto @ Maxim Mirovich

Blogueiro: o nosso bloque recebe as previsões da data de queda do regime socialista de Venezuela, quem acertar, leva um prémio surpresa.

Sem comentários: