terça-feira, janeiro 10, 2017

O início do fim da ditadura comunista do Ceauşescu

Em 21 de dezembro de 1989 o ditador romeno Nicolae Ceauşescu discursou no seu último comício popular na cidade de Bucareste. Apesar do mal-estar social bem visível no vídeo, o ditador ainda acreditava que poderia vencer a revolução popular...
Ceauşescu fez várias promessas para agradar o povo revoltado: prometeu que desde 1 de janeiro de 1990 o salário mínimo passará de 2.000 à 2200 lei; o subsídio infantil de 30 à 50 lei e a pensão de reforma subirá de 800 aos 900 lei (no câmbio oficial 14,5 lei valiam $1 dólar, no câmbio real os 10 maços de cigarros Kent valiam cerca de 100 dólares).
A revolução romena tornou-se real e inevitável quando o exército nacional se juntou ao povo. O casal Ceauşescu foi capturado em 22 de dezembro e já no dia 25 submetido ao julgamento que durou 90 minutos e acabou com uma sentença clara: a morte dos ambos.
A sentença foi executada apenas pelos voluntários, todos pára-quedistas, a elite do exército romeno. O capitão pára-quedista Ionel Boeru, que tinha a ordem anterior de abater o casal no caso de qualquer tentativa da sua libertação, disparou 29 munições em 3 rajadas.

Ele recebeu aqulo que mereceu, até hoje acho assim.

Bónus
Um agente de secreta Securitate (pró-regime) acaba de matar um cidadão desarmado
Um ótimo texto em inglês chamado The Romanian revolution tour com muitas fotos e vídeos. 

Sem comentários: