domingo, janeiro 08, 2017

O milagre socialista soviético de Ryazan

"Alcançaremos América. Na produção de carne, leite e manteiga per capita"
Em maio de 1957, o líder do PCUS e do estado soviético, Nikita Khruschev, lança o slogan “Alcançar e ultrapassar América!” em todos os indicadores económicos, bem como a construção do comunismo até o ano de 1980. Uma das medidas anunciadas era triplicar a produção da carne no período máximo de três anos. Apesar de todos os esforços do partido-estado, na URSS se sentia a falta de produtos alimentares da primeira necessidade.

Em 1959 o primeiro secretário do Comité Regional do PCUS na região russa de Ryazan, Alexsey Larionov, fez a declaração ambiciosa, prometendo em apenas um ano triplicar a produção pública de carne na sua região. Era a fraude económica que destruiu a economia regional e o levou até a morte.

A região ainda nem começou implementar o seu programa, mas já foi largamente “medalhada”, em fevereiro de 1959 a região recebe a “Ordem Lenine”, o próprio Larionov se torna “Herói do Trabalho Socialista”.

Para cumprir a promessa, o comité regional do partido comunista emitiu a ordem de abate de todos os bovinos nascidos em 1959, mais a maior parte do rebanho leiteiro e os bois “produtores”, acrescentados de toda a criação de gado criado nos kolkhozes. No entanto, mesmo essas medidas não foram suficientes para cumprir a promessa feita, portanto, foi organizada a aquisição do gado nas regiões vizinhas à custa de fundos públicos destinados à aquisição de máquinas, construção de escolas, infra-estrutura, etc.

Em 16 de dezembro de 1959 as autoridades locais reportavam com a pompa e circunstância a execução do cem por cento do plano: a região “vendeu” ao estado soviético 150 mil toneladas de carne, superando em três vezes a produção do ano anterior; fazendo as promessas ainda maiores para 1960 – 180 toneladas!

Nos seus discursos Khrushchev exortava a região de Ryazan, que num só ano aumentou a sua produção de carne em 3,8 vezes. Os responsáveis regionais, criadores do “milagre socialista” e da “alta” produção e abastecimento de carne recebiam altas condecorações estatais. Ninguém podia os criticar, isso seria interpretado como uma espécie de sedição...

No entanto, em 1960, a produção de carne não ultrapassou 30 mil toneladas, após o abate massificado de animais, o seu rebanho diminuiu, em relação ao 1958 em 65%. Os agricultores kolkhozianos, que “cederam temporariamente” o seu gado ao Estado e não o receberam de volta, se recusaram a executar a safra nas terras pertencentes aos kolkhozes, levando à uma queda na produção de grãos em 50%. Até o final de 1960 tornou-se impossível de esconder o desastre completo do programa.

Após a exposição de fraude, em setembro de 1960, Larionov cometeu suicídio, assim acabou o “milagre socialista” de Ryazan.

Sem comentários: