domingo, janeiro 29, 2017

Extremismo ortodoxo russo: de santificação do Motorola às seringas baptismais

A página de uma empresa militar privada russa, E.N.O.T. Corp, publicou e a imprensa e blogosfera divulgaram a ícone com a imagem do bígamo terrorista russo Arseniy “Mototola” Pavlov, liquidado em outubro de 2016 na Ucrânia.

A imagem do indivíduo, que na sua vida civil chegou à alcançar o posto de lavador de carros, é acompanhada pelo texto patrioteiro que apresenta o degradante e assassino russo como “exemplo de vida para todos e qualquer um”.
A versão ucraniana do ícone de São Motorola
Liquidado de vez em Donetsk na Ucrânia por desconhecidos, e canonizado, para já, não oficialmente, na Rússia, Motorola é promovido, desde à sua morte inglória ao “herói do nosso tempo”, um exemplo à seguir pelas gerações russas mais novas...
   
Enquanto isso, as gerações russas ainda não nascidas recebem a atenção do extremista ortodoxo russo Dmitri “Enteo” Tsarionov, que está publicamente propondo, a introdução do serviço de “batismo intra-uterino”, usando a “seringas baptismais”, acreditando, ainda, que “este serviço terá a procura”.
É de notar que a base de proposta bizarra é absolutamente real. O famoso obstetra francês do século XVII, François Mauriceau, além de criar um conjunto de ferramentas e técnicas realmente úteis, inventou a “seringa baptismal” para os nascimentos difíceis. Quando havia pouca chance de bebé deixar o canal de nascimento vivo, com ajuda deste dispositivo o feto era aspergido com água benta. Por vezes, na sua extremidade a seringa possuía um crucifixo, tudo para aumentar o efeito e levar a alma recém-nascida diretamente ao paraíso (Howard W. Haggard, “From Medicine Man to Doctor: The Story of the Science of Healing”, 1929).

Bónus
À esquerda, o quadro do pintor russo Vasily Perov, “Despedimento do falecido” (1865), à direita – o despedimento do falecido na Rússia atual. Em 152 anos a nação f0deu até os cavalos...

Sem comentários: