domingo, janeiro 22, 2017

Vanessa Paradis no drama militar «Frost»

A atriz francesa Vanessa Paradis será a estrela principal do filme “Frost” (Dovydo akmuo / Iniy), o drama militar do realizador lituano Šarūnas Bartas, a co-produção da França, Lituânia, Polónia e Ucrânia, que tem como o pano de fundo a atual guerra russo-ucraniana no leste da Ucrânia.

«Frost» é uma co-produção das produtoras cinematográficas KinoElektron (França), Studija Kinema (Lituânia), InsightMedia e Tatofilm (Ucrânia) e Donten & Lacroix (Polónia). Como escreve a publicação Variety.com a distribuição internacional estará ao cargo da produtora francesa Luxbox.

A história gira à volta do jovem lituano Rokas (ator teatral lituano Mantas Jančauskas) que um dia recebe a oportunidade inesperada de visitar Ucrânia, ver e compreender o que é a verdadeira guerra de ocupação. Juntamente com o comboio humanitário ele viaja da Lituânia para Ucrânia, onde o destino o cruza com dois jornalistas militares (uma deles é interpretada pela Vanessa Paradis). A realidade é muito mais violenta do que a ideia romântica do jovem lituano, jogando-o no turbilhão da guerra.

“O trio terá de superar os seus próprios limites psicológicos e construir relacionamentos fortes. Eles não concordam em nada, à não seja o seu desejo de estar onde estão, cada um tendo as suas próprias razões”, – escreve Variety. Ao mesmo tempo, Rokas encontrará o seu amor. A produtora francesa do filme, Janja Kralj, caraterizou a película como «road movie ambicioso, movendo-se através da nevasca pela Lituânia, Polónia e Ucrânia até à zona de guerra», chamando o filme de «uma viagem única pelo presente ucraniano».

Um dos papéis do filme estará ao cargo do ator polaco Andrzej Chyra, conhecido do público pela sua participação no “Katyn” do Andrzej Wajda. Além do realizador, Šarūnas Bartas, também é autor do guião.

As filmagens do «Frost» começaram em dezembro de 2016, cerca de duas semanas os cinematografistas estavam a filmar na fronteira administrativa da Ucrânia com a Crimeia ocupada. Em dezembro de 2016, o jornal francês Libération chamou «Frost» de um dos 20 filmes que valem as visitas aos cinemas em 2017, juntamente com os novos filmes dos mestres de cinema como Martin Scorsese, M. Night Shyamalan, Christopher Nolan ou Steven Soderbergh.
É de notar que Šarūnas Bartas é um diretor consagrado na França. Em fevereiro – março de 2016 o Centre Pompidou organizou a retrospetiva dos seus filmes, por ocasião da monografia que foi dedicada às obras do realizador.

Em outubro de 2016, a União Nacional dos Cinematografistas da Ucrânia (UkrKino) celebrou o contrato de prestação do apoio estatal à criação do filme “Frost” no valor de 11.480 mil UAH (cerca de 460.000 dólares). Anteriormente, o projeto recebeu o apoio do Ministério da Cultura e do Centro de Cinema da Lituânia, no valor de 644.000 Euros. O custo total do filme é de cerca 1.600 mil dólares, escreve UkrKino.com.ua

Sem comentários: