quarta-feira, janeiro 18, 2017

A cadeia “Lukyanivska”: a nova casa do Rafael Lusvarghi em fotos

O fotógrafo da agência Reuters visitou a prisão “Lukyanivka” em Kyiv e testemunhou a vida dos prisioneiros. As fotos mostram as celas com beliches de dois andares, algumas com televisores e ventiladores. Certos presos até mantêm os gatinhos. Desde 16 de janeiro de 2017 aqui está preso o terrorista brasileiro Rafael Lusvarghi.
O Ministério da Justiça da Ucrânia pretende vender a cadeia, construída em 1859-62, na base pareceria público-privada e em troca receber do investidor privado uma prisão confortável e moderna na zona de estrada circular de Kyiv ou nas áreas remotas da cidade.
Conforme explicou a vice-ministra da Justiça, Natalia Sevostyanova: Após a conclusão da transferência da prisão Lukyanovka para um novo complexo, o investidor privado teria recebido em propriedade privada o terreno e os imóveis, por conta do reembolso do dinheiro gasto para construir uma nova cadeia.
O Ministério da Justiça também está procurando os projetos penitenciários que foram implementados e operacionalizados nos últimos dez anos na União Europeia, tendo em conta a necessidade de adota-los às necessidades da Ucrânia.
Em maio de 2016, o Ministério da Justiça da Ucrânia lançou o concurso público de venda do terreno de 3 hectares, ocupado pela cadeia. Na altura o terreno foi avaliado em 9,6 milhões de UAH (380.000 dólares), embora o preço não era final.
A cadeia Lukyanivska (oficialmente Cadeia de Isolamento Operativo № 13) começou funcionar em 1863, desde ai abrigou diversos presos famosos (desde bolcheviques aos patriotas ucranianos) e serviu o regime tsarista, NKVD (abrigava 25.000 presos, na sua maioria políticos) e ainda é usada pela Ucrânia independente. A prisão foi desenhada para conter 2.850 presos, abriga cerca de 3.800, meia centena deles com tuberculose; em 2016 na cadeia morreram 15 presos, dois deles se suicidaram.  
Desde agosto de 2007 o terreno da cadeia foi retirado à propriedade comunal e pertence ao estado, nomeadamente ao Ministério da Justiça da Ucrânia, informa a página ucraniana Pravda.com.ua
Bónus
Artista Orest Lyutiy, álbum “Eu não sou moscovita”, canção “Prisão Lukyanivka”:

Sem comentários: