segunda-feira, junho 30, 2014

Mitologia soviética da II G.M. em exposição pública

A mitologia soviética sobre o início da guerra nazi-soviética está assenta em dois pontos principais: “agressão pérfida inesperada” e “superioridade técnica absoluta dos nazis”. Os documentos de arquivo, divulgados pela secreta ucraniana SBU, questionam ambos.

Não havia uma «agressão pérfida inesperada», pois ainda em maio de 1941, Nikita Khruschov, na altura o Secretário do Comité Central do Partido Comunista da Ucrânia, foi informado sobre a concentração das tropas alemãs perto da fronteira soviética. Os dados são dos documentos do NKVD anteriormente desconhecidos, tornados públicos pelo Arquivo Estatal do SBU.

Os arquivos oferecem o acesso livre à coleção documental “À véspera da guerra germano-soviética nos documentos do NKVD”. Os documentos dizem respeito as atividades operacionais e de espionagem do NKVD nas vésperas da guerra: os relatórios dos militares e dos agentes dos serviços secretos sobre o estado geral do exército alemão antes da guerra; as movimentações do Wermacht perto das fronteiras da URSS. Os materiais de interrogatório dos pilotos alemães abatidos nos primeiros dias da guerra e da espionagem aérea da Luftwaffe também foram divulgados.
Pilotos da Luftwaffe no cativeiro soviético
Entre os documentos, os pesquisadores do arquivo do SBU encontraram um relatório ao secretário do Partido Comunista da Ucrânia, Nikita Khruschov sobre a concentração das tropas alemãs perto da fronteira soviética em maio de 1941. O documento confirma que os preparativos cuidadosos da Alemanha nazi para a agressão contra a URSS não eram um segredo para a liderança soviética.

Os documentos publicados provam que a inteligência soviética não só recolheu os dados sobre as forças armadas e as políticas nazis, mas também estudou ativamente o estado e os sentimentos da Diáspora ucraniana, atividades clandestinas da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) na Ucrânia Ocidental, ocupada por nazis à partir de setembro de 1939, tentando implantar nessa organização os seus agentes.
Interrogatório do piloto da Luftwaffe Hans Kratz
Os documentos acima mencionados estão disponíveis para a consulta no Arquivo Estatal Setorial do SBU no seguinte endereço: cidade de Kyiv, rua Irynynska № 4, Tel. + 380 44 2558224 (de segunda à sexta-feira, das 14h00 às 17h00).

O Serviço de Imprensa do SBU:

Bônus

Uma fantástica reportagem da época da guerra fria (o jornal português "A Rua"), que ilustra ao pormenor as actividades do KGB em Portugal. Disto não falam os camaradas do PCP:
O projeto especial da TV ucraniana ICTV: "Na frente da batalha", dedicada aos para-quedistas: 
https://www.youtube.com/watch?v=dIsRdgjP-f8

Sem comentários: