Cada vez mais as coisas ucranianas entram na moda. As pessoas compram as
roupas com a simbologia nacional, optam pelos criadores da moda nacionais, demonstram
a sua identidade com uso de diversos acessório. A jornalista da Rádio
Liberdade, Yana Palianska, foi investigar quem fabrica as roupas ucranianas e
quem as compra.
As camisas com brasão da Ucrânia, as mochilas azul-amarelas, os vestidos da
noite com elementos do bordado: o aumento da auto-identificação ucraniana
trouxe o aumento da procura de simbologia ucraniana. Os acontecimentos da
Maydan, ocupação da Crimeia e a guerra no leste mudaram o apreciação de tudo
que é ucraniano, considera Oleh Zahrebnoy, o fundador e líder do projeto «NUKRAINE!».
Ele conta que a sua equipa se dedica ao criação das roupas com os símbolos
ucranianos desde 2009, mas apenas nos últimos seis meses o patriotismo dita as
regras da moda contemporânea.
«Se as pessoas vão fabricar coisas novas, não se ficarão presas aos mesmos
símbolos, serão originais e fabricarão peças de qualidade, creio que o trend irá ficar», – diz Sr. Zahrebnoy.
Neste momento o símbolo mais popular é o brasão da Ucrânia, explica ele,
mas tem a certeza: é preciso procurar por outras soluções do design, para que a
simbologia ucraniana fique sempre na moda. «A estilística e cultura ucranianas são, na realidade, muito profundas.
Existem diversos símbolos pouco usados até agora: salgueiro, viburnum,
combinações de cores” – acrescenta Zahrebnoy.
Bordado tradicional vs moda moderna
Oksana Karavanska é
uma das criadoras de moda ucranianas que desde sempre usou os motivos étnicos nas
suas criações. No fim de março de 2014 ela se tornou a primeira ucraniana
convidada para mostrar a sua coleção no prestigioso “The National Arts Club” em
Nova Iorque. As fashionistas americanas poderiam ver de perto, por exemplo, as blusas com padrões pretos que lembravam o bordado tradicional ucraniano.
“Pessoalmente, eu não uso bordados de modo trivial, mas os incorporo,
organicamente, nas roupas completamente modernas”, - acrescentou a designer.
De acordo com Oksana Karavanska, aumentou a demanda não só para os símbolos
ucranianos, mas também para os criadores ucranianos. No entanto, é preciso fazer
produtos de qualidade, a fim de não decepcionar os clientes que anteriormente
davam a preferência às marcas estrangeiras, disse ela. “Se colocarmos a fasquia bem alta, a demanda não se reduzirá. Se começarmos
a falhar, será a nossa queda. Os compradores e os consumidores de hoje são
muito abertos às marcas da Ucrânia” – sublinhou Karavanska.
A música e acessórios patrióticos nos desfiles
Os criadores ucranianos expressaram a sua atitude para com os acontecimentos
na Ucrânia não só com a sua posição social ativa, mas também na organização de desfiles
durante a última Fashion Week ucraniana, contou a fundadora do principal evento
de moda ucraniana, Iryna Danylevska.
“Não é possível dizer que o simbolismo ucraniano teve um grande impacto na
própria coleção, pois os nossos criadores prepararam as coleções muito antes da
Fashion Week. Mas cada designer achou necessário expressar a sua posição,
principalmente usando os acessórios, um pouco de música, pormenores nas performances
dessa coleção. Isso foi positivamente aclamado não apenas pelos ucranianos, mas
também compreendido e encarado de forma muito boa pela imprensa
estrangeira”, – disse a Sra. Danylevska.
De acordo com Oleh Zahrebny, as roupas e acessórios com símbolos
patrióticos são procurados pelas pessoas à partir dos 25 anos, que se
interessam pelos acontecimentos do país e querem apoiar os produtores ucranianos.
No entanto, o espírito ucraniano se manifesta não só nas roupas, mas também na
manicura azul e amarela, grinaldas de cabelo vermelhas ou com os penteados
cossacos (uso da chupryna).
Não chateia a ucraniana! |
Fonte:
http://www.radiosvoboda.org/content/article/25432533.html
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