quinta-feira, junho 26, 2014

Ucrânia cada vez mais na moda

Cada vez mais as coisas ucranianas entram na moda. As pessoas compram as roupas com a simbologia nacional, optam pelos criadores da moda nacionais, demonstram a sua identidade com uso de diversos acessório. A jornalista da Rádio Liberdade, Yana Palianska, foi investigar quem fabrica as roupas ucranianas e quem as compra.

O projeto NUKRAINE!

As camisas com brasão da Ucrânia, as mochilas azul-amarelas, os vestidos da noite com elementos do bordado: o aumento da auto-identificação ucraniana trouxe o aumento da procura de simbologia ucraniana. Os acontecimentos da Maydan, ocupação da Crimeia e a guerra no leste mudaram o apreciação de tudo que é ucraniano, considera Oleh Zahrebnoy, o fundador e líder do projeto «NUKRAINE!». Ele conta que a sua equipa se dedica ao criação das roupas com os símbolos ucranianos desde 2009, mas apenas nos últimos seis meses o patriotismo dita as regras da moda contemporânea.


«Se as pessoas vão fabricar coisas novas, não se ficarão presas aos mesmos símbolos, serão originais e fabricarão peças de qualidade, creio que o trend irá ficar», – diz Sr. Zahrebnoy.

Neste momento o símbolo mais popular é o brasão da Ucrânia, explica ele, mas tem a certeza: é preciso procurar por outras soluções do design, para que a simbologia ucraniana fique sempre na moda. «A estilística e cultura ucranianas são, na realidade, muito profundas. Existem diversos símbolos pouco usados até agora: salgueiro, viburnum, combinações de cores” – acrescenta Zahrebnoy.

Bordado tradicional vs moda moderna

Oksana Karavanska é uma das criadoras de moda ucranianas que desde sempre usou os motivos étnicos nas suas criações. No fim de março de 2014 ela se tornou a primeira ucraniana convidada para mostrar a sua coleção no prestigioso “The National Arts Club” em Nova Iorque. As fashionistas americanas poderiam ver de perto, por exemplo, as blusas com padrões pretos que lembravam o bordado tradicional ucraniano.

“Pessoalmente, eu não uso bordados de modo trivial, mas os incorporo, organicamente, nas roupas completamente modernas”, - acrescentou a designer.

De acordo com Oksana Karavanska, aumentou a demanda não só para os símbolos ucranianos, mas também para os criadores ucranianos. No entanto, é preciso fazer produtos de qualidade, a fim de não decepcionar os clientes que anteriormente davam a preferência às marcas estrangeiras, disse ela. “Se colocarmos a fasquia bem alta, a demanda não se reduzirá. Se começarmos a falhar, será a nossa queda. Os compradores e os consumidores de hoje são muito abertos às marcas da Ucrânia” – sublinhou Karavanska.

A música e acessórios patrióticos nos desfiles

Os criadores ucranianos expressaram a sua atitude para com os acontecimentos na Ucrânia não só com a sua posição social ativa, mas também na organização de desfiles durante a última Fashion Week ucraniana, contou a fundadora do principal evento de moda ucraniana, Iryna Danylevska.

“Não é possível dizer que o simbolismo ucraniano teve um grande impacto na própria coleção, pois os nossos criadores prepararam as coleções muito antes da Fashion Week. Mas cada designer achou necessário expressar a sua posição, principalmente usando os acessórios, um pouco de música, pormenores nas performances dessa coleção. Isso foi positivamente aclamado não apenas pelos ucranianos, mas também compreendido e encarado de forma muito boa pela imprensa estrangeira”, – disse a Sra. Danylevska.

De acordo com Oleh Zahrebny, as roupas e acessórios com símbolos patrióticos são procurados pelas pessoas à partir dos 25 anos, que se interessam pelos acontecimentos do país e querem apoiar os produtores ucranianos. No entanto, o espírito ucraniano se manifesta não só nas roupas, mas também na manicura azul e amarela, grinaldas de cabelo vermelhas ou com os penteados cossacos (uso da chupryna).
Não chateia a ucraniana!
Fonte:
http://www.radiosvoboda.org/content/article/25432533.html

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