terça-feira, junho 03, 2014

Luhansk: a vida e a morte no leste ucraniano

Após quase um dia e uma noite de assalto da base de guarda-fronteira ucraniana na cidade de Luhansk, o combate terminou com a dispersão dos terroristas, sob a ação da aviação e das forças especiais ucranianas. A informação foi avançada pelo chefe do departamento da informação da Operação anti-terrorista, tenente-coronel, Vladyslav Seleznev, escreve o blogueiro Vitaliy Umanets.

A blogosfera ucraniana demonstra um otimismo cauteloso, dado o número de vezes que OAT começava otimamente e terminava em águas de bacalhau. No entanto, ou outro blogueiro ucraniano, morador de Luhansk, Serhiy Kovalenko informa:

Já não disparam durante uma hora, da minha casa a base fica à uns x metros. Decidi abrir uma garrafa de vodka, guardada estrategicamente, abrir o conhaque é cedo...

Administração estatal (tomada pelos terroristas) foi alvejada
Local do impacto, o 4º andar do edifício marcado à vermelho
As fileiras dos terroristas em Luhansk vivem um momento de agitação e ansiedade, alguém ou algo alvejou o edifício da Administração estatal de Luhansk, causando ferimentos e alegadamente, algumas mortes. No entanto, o vídeo mostra que o disparo provinha do parque vizinho e vinha no horizontal (terra à terra, paralelamente ao tráfico rodoviário, ver o 1º e 2º segundos do vídeo):  
https://www.youtube.com/watch?v=yekRwLVIoxQ

A Direção Geral da polícia de Luhansk já informou que o disparo foi efetuado do edifício do SBU (no poder dos separatistas), contra um caça ucraniano que sobrevoava a cidade, mas o míssil foi atraído ao edifício da Administração estatal. Possivelmente o sistema de alvo térmico do míssil segui o foco do calor, gerado pelo ar-condicionado, colocado na parede do edifício-alvo, que por sua vez funcionava no limite da capacidade, escreve Ostro.org

Os blogueiros ucranianos escrevem que os mísseis, X-55 e X-25ML, usados pela força aérea ucraniana fariam ao edifício um estrago muitíssimo maior do que aparece nas fotografias.
Míssil X-25ML

Míssil X-55
No entanto, a “honesta imprensa russa”, nomeadamente a TV LifeNews mostra o telhado do edifício da guarda-fronteira nos arredores de Luhansk, atacado e alvejado pelos terroristas e diz que é o telhado da administração estatal da cidade (!). A TV RTR-Planeta já fala das “bombas de fragmentação” e mostra as fotografias dos “pilotos assassinos”, e muitos acreditam, desabafa o blogueiro Ihor Bigdan.
Edifício da guarda-fronteira que LifeNews "transforma" em edifício da Administraação Estatal
A vida de um terrorista
4º à esquerda, o terrorista acaba de perder o seu chapéuzinho...
No entanto, as forças ucranianas realmente usam a melhor da sua arte da guerra para minimizar a morte dos civis, alvejando pontualmente apenas os terroristas. Um bom exemplo é a liquidação do franco-atirador terrorista em Luhansk, no ambiente urbano, cercado por outros cinco (!) separatistas, alguns armados. O sniper ucraniano é tão cuidadoso que os separatistas locais nem tem tempo de se assustar, nem mesmo se sujam na ocasião (nos últimos momentos da vida o terrorista perde o seu chapéuzinho):
https://www.youtube.com/watch?v=XpIqvQrBB-g
Bônus

Terror e medo em Kyiv pós-revolucionário (32 fotos arrepiantes):

Sem comentários: