quarta-feira, junho 25, 2014

Guerra ou paz?

Há quem diga mal da «ingenuidade» do presidente eleito da Ucrânia. Mas Moscovo já disse que – depois de pensar e resmungar – apoia o plano de paz.

E as auto-proclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk acabam de «em principio» aceitar o cessar-fogo de Poroshenko, e negociações, até dia 27, com a comissão liderada pelo ex-presidente Kuchma, já em reuniões em Donetsk.

Em Sloviansk diz-se existir um plano de desarmamento e evacuação de combatentes estrangeiros.

BTR-4E Butephal
Entretanto, não vá o diabo tecê-las, todas as unidades ucranianas da frente estão a receber os soberbos BTR-3 e 4 , de fabrico ucraniano, em vias de exportação para seis países da Ásie a Médio Oriente, escreve o jornalista português Nuno Rogeiro.

UPD
Nos arredores de Sloviansk os terroristas abateram mais um helicóptero ucraniano Mil Mi-8, nove militares, do exército e SBU, incluindo 3 pilotos, morreram em resultado deste crime. Os terroristas usaram o míssil russo SA-14. Desde início do césar-fogo, Ucrânia já perdeu 14 militares. Como boas notícias pode ser encarado o facto do que o armamento pesado das Forças Armadas da Ucrânia, nomeadamente sistemas BM-30 "Smerch" e sistemas de fogo anti-aéreo "Tunguska" são movidos na direção da fronteira.
  

Sem comentários: