quinta-feira, junho 26, 2014

O agente do FSB descoberto e detido em Kyiv

A Direção Principal de Investigação da secreta ucraniana SBU começou o procedimento criminal sob Artigo 111º do Código Criminal da Ucrânia (Traição da Pátria), contra o cidadão ucraniano que foi recrutado pelo FSB, concordando em agir contra os interesses da Ucrânia, recebendo os pagamentos monetários pelas suas ações.

O agente de 59 anos, identificado apenas como «С», é professor de uma das instituições do ensino superior de Kyiv, foi recrutado pelos FSB em 2004-2005, durante as suas viagens à federação russa. O agente adormecido, “C”, manteve desde ai os contactos com o seu “curador”, um tal «Alexander Viacheslavovich», através do telemóvel, e-mail e contactos pessoais em Moscovo.

O próprio “C” se identificava nos contatos com alcunha de “Professor”, que mais tarde mudou ao pedido do seu curador. Passou do membro ativo das organizações pró-russas na Ucrânia até as ações violentas, sempre solicitadas pelos serviços secretos russos.

Assim, nas suas próprias palavras, no início do mês de maio de 2014, «С», recebeu a ordem de efetuar o acto de sabotagem no dia 26 de maio (dia das eleições presidenciais), no sistema elétrico do edifício da Comissão Central Eleitoral da Ucrânia. Cortando o cabo ou destruindo o quadro elétrico do edifício, ambos os planos falhados por causa do forte dispositivo de segurança no local.

Mas os curadores do FSB não paravam por ai, exigindo que no dia 28 de junho (dia de Constituição da Ucrânia), “C” organize o ataque contra a embaixada da Polônia em Kyiv. O edifício deveria ser alvejado com as tochas very-light e no local deveriam ser deixados os símbolos do “Setor da Direita”, no intuito de comprometer as relações bilaterais Ucrânia-Polônia.

No decorrer do plano, “C” tinha combinado com um camarada seu que este arranjaria as pessoas certas para efetuar a ação, rapidamente abandonando o local. Pela ação, os curadores russos prometeram gratificar o “Professor” com 3.000 Euros, informa o Centro de Imprensa do SBU.

Fonte (em inglês):

O depoimento do “Professor”:
https://www.youtube.com/watch?v=wE9gzdaoQbw
Blogueiro

Escrevemos sobre essa pequena vitória rotineira do SBU apenas no intuito de mostrar o modo operacional do FSB na Ucrânia. Atualmente, o FSB despende bastante esforço para a) abalar ou prejudicar as relações amistosas entre Ucrânia e Polônia; b) pretende comprometer a direita ucraniana (“Setor da Direita” e VO Liberdade); c) pretende criar e manter o clima do “caos controlado” na Ucrânia, usando como operacionais os cidadãos ucranianos, para no caso de falhanço “lavar as mãos”.

Por isso, solicitamos os nosso leitores brasileiros de origem polonesa, pensar e refletir mais, antes de emitir as opiniões infundadas sobre possíveis futuras ações que poderão envolver Polônia ou interesses polacos na Ucrânia. Lembrem-se, uma grande máquina propagandista e de sabotagem funciona para semear a desconfiança e ódios mútuos entre as duas nações irmãs.

Sem comentários: