domingo, junho 15, 2014

Exército ucraniano nos arredores de Luhansk

As forças da OAT estão se mover na direção de Luhansk, ocupando já a vila de Metallist, à uma distância de 10 km ao norte da cidade. Os terroristas estão em pânico. Os moradores da cidade informam que viram os separatistas à vestirem-se à civil nas instalações do hospital distrital de Luhansk, movendo-se de seguida ao centro da cidade.

Também há informação do que os terroristas ocuparam os dormitórios estudantis № 3 e № 5 da Universidade Nacional da Ucrânia do Leste “Dahl”, no bairro Molodizhny. Os estudantes estrangeiros, alguns dos quais são bolseiros africanos, foram obrigados à abandonar as suas casas. Na ravina entre os bairros Zarechniy e Yuzhni, os terroristas montaram o sistema de fogo anti-aéreo, informam os moradores dos prédios vizinhos.

A saída do transporte de Luhansk é condicionada apenas na direção da cidade de Shchastia, os autocarros das restantes direções viajam sem problemas. O transporte ferroviário também funciona sem interrupções, embora as testemunhas reportam as filas enormes, formadas na estação ferroviária pelas pessoas que pretendem deixar a cidade, escreve Informator.lg.ua

Reforço dos terroristas

Na madrugada de 14 de junho os terroristas de Luhansk receberam alguns reforços, vindos em uma coluna composta por um dúzia de viaturas “UAZ”, camiões e três autocarros que se dirigiram ao centro da cidade. Cerca de 3h00 de manha a coluna foi vista a abalar à direção da Universidade Agrária de Luhansk, informa Gordonua.com

Vitórias ucranianas

Nas vésperas, das forças terroristas foi libertada a cidade de Mariupol e o governador da província de Donetsk, Serhiy Taruta (na foto em cima, de óculos), agora está instalado na cidade, para governar a região (um artigo mais completo sobre a libertação da Mariupol será publicado em breve).

Durante o dia de 14 de junho, as forças da OAT retomaram a cidade de Shchastia (região de Luhansk), liquidando 9 e capturando diversos terroristas. Na operação foram feridos 5 militares ucranianos.
Ucranianos retomaram o controlo da cidade de Shchastia
Na 5ª feira os terroristas tomaram de assalto a escola local de cadetes da polícia, exigindo que o edifício seja lhes entregue para servir da base, após disso, a cidade foi retomada pelas forças ucranianas, que bloqueiam e eliminam os terroristas, informa o 5º canal da TV ucraniana.

O “Nerpa” detido
Terrorista "Nerpa" do bando do "Checheno"
Na cidade de Kharkiv a secreta ucraniana SBU deteve um dos terroristas que pertencia ao bando do comandante “Checheno”, terrorista ativo no leste da Ucrânia. O terrorista de 51 anos, com alcunha de «Nerpa» (Pusa sibirica) era o operador do RPG do grupo.

Morador da cidade de Melitopol, “Nerpa” planeava fugir da Ucrânia para Belarus, usando como meio de fuga o comboio internacional «Mariupol-Baranovychy». Além de ser um membro ativo dos bandos armados, o criminoso estava na lista do Ministério do Interior da Ucrânia, procurado sob suspeita de ter cometido o roubo, roubo agravado, apropriação ilícita de veículos e diversos outros crimes.

De momento, o detendo foi entregue à polícia para a tomada de uma decisão processual, informa o Serviço de Imprensa do SBU.

Sem comentários: