sábado, agosto 09, 2025

Livros dos Viktor Suvorov são novamente proibidos na rússia

O Tribunal Distrital de São Petersburgo na rússia proibiu a distribuição de três livros do ex-oficial do GRU soviético, ucraniano Vladimir Rezun, conhecido pelo pseudónimo de Viktor Suvorov, informou a chefe do serviço de imprensa unificado dos tribunais daquela cidade. 

Ler o resumo em português, PDF

Estamos a falar dos livros «Quebra-gelo. Quem Começou a Segunda Guerra Mundial?», «Dia M. Quando Começou a Segunda Guerra Mundial?» e «Expurgos. Porque que Estaline decapitou o seu exército?». O Tribunal Distrital «Oktyabrsky» proibiu a distribuição dos livros mencionados em cinco ligações online. 

«Dia M», revisão histórica do livro, em inglês

O tribunal considerou que as obras históricas do Viktor Suvorov contêm, entre outras coisas, indícios de influência na opinião pública com o objectivo de «minar os fundamentos históricos e as tradições patrióticas associadas à defesa da pátria na federação russa»; «reforçam um estereótipo negativo, uma imagem negativa da URSS; divulgam informações falsas sobre as atividades de agências governamentais e funcionários individuais da URSS; 

O livro analisado pelo Instituto Naval dos Estados Unidos, em inglês

... divulgam informações falsas sobre veteranos da Grande Guerra Patriótica [nome russo da guerra nazi-soviética, parte da II G.M.] e profanam a memória dos defensores da pátria».

Faça click para ler mais: Os “coprófagos” do GRU e do KGB


1 comentário:

Jest Nas Wielu disse...

O link ao estaline afro-brasileiro não funciona por alguma razão)