domingo, agosto 03, 2025

O perigo de interação com as páginas «patrioteiras» geradas pela AI

Em resumo, porque não se deve curtir/dar likes ou comentar este tipo de publicações. São postagens com imagens de militares, crianças ou animais com uma legenda curta e muito emotiva. O objetivo é fazer com que a pessoa goste ou comente a publicação. 

Por que razão não deve fazer isso? 

Primeiro: com a ajuda destas postagens são promovidos grupos e páginas. Muitas vezes, os administradores de páginas com nomes e avatares patrióticos do tipo «Patriotas da Ucrânia»; «Ucrânia é a nossa mãe»; «Juntos pela Ucrânia» e afins, não têm nada a ver com Ucrânia. Em vez disso, são moderados à partir da Arménia, do Vietname e de outros países longínquos e não particularmente conhecidos como amigos da Ucrânia (adivinhem, pfr, por quem são geridos e quem os financia). No entanto, com a ajuda de publicações emotivas, os grupos aumentam o número de seus seguidores/subscritores e depois, num belo dia, mudam os tópicos das suas publicações, e a pessoa que se inscreveu nas páginas com orações pelos soldados ucranianos recebe informações sobre a «traição total e absoluta» e teses propagandísticos russos de que «tudo está perdido». 

Segundo: com a ajuda destas postagens, os seus gestores identificam o público especialmente vulnerável a um determinado tipo de informação emotiva. Ou seja, aqueles que são facilmente induzidos às falsificações sobre os militares ucranianos, reagem aos animais fofinhos, etc. Depois disso, estas mesmas pessoas podem ser alvo fácil de publicações especiais que influenciarão a sua perceção sobre um determinado tópico específico. 

Terceiro: efetuamos uma pequena experiência prática. A partir de uma das contas, começámos a interagir com estas imagens, à primeira vista, inocentes, e um dia depois o nosso feed de notícias estava cheio de postagens sobre as maravilhas da vida na União Soviética, sobre como era boa a infância soviética, as citações, imagens e memes de filmes soviéticos. De salientar que não seguimos nenhuma destas páginas. Significa, que quando começa a curtir/dar likes às publicações do tipo «Me parabenize pelo meu aniversário», rapidamente receberá uma porção de propaganda russa que apelará às emoções, e torna-se mais difícil repelir tais publicações e o efeito das mesmas. Dessa forma, a propaganda moscovita está a investir na divulgação de opiniões saudosistas, naturalmente pró-soviéticos (não necessariamente comunistas), que, em teoria, devem aumentar a aceitação do «mundo russo» e diminuir o sentimento de pertença à Ucrânia, à Geórgia, aos Estados Bálticos, etc. 

Por favor, partilhe esta publicação com amigos que possam interagir com publicações semelhantes ou, melhor ainda, converse com eles sobre por que razão não o devem fazer. 

1 comentário:

Anónimo disse...

https://www.portaldoholanda.com.br/mundo/brasileiro-desaparece-na-russia-apos-ser-recrutado-para-guerra