domingo, agosto 10, 2025

«Alaska Herald» publicado pelo padre ucraniano Agapius Honcharenko

Os Estados Unidos adquiriram Alaska aos russos em 1867. Na primavera do ano seguinte, um padre ucraniano da região de Kyiv, Agapius Honcharenko, começou a publicar o jornal bilingue local «Alaska Herald».

Ler mais sobre Padre Honcharenko, em inglês

Padre Honcharenko era um emigrante político do império russo, um fugitivo do czarismo, no entanto era filho do seu tempo, e combinava as memórias da sua origem ucraniana cossaca com, até certo ponto, o patriotismo grão-russo. O jornal era publicada inicialemte em inglês e russo, depois foi acrescentado o suplemento ucraniano, chamado Svoboda (Liberdade). A opção pelo russo deveu-se ao facto de que naquela época, vivia na Alaska um certo número de imigrantes de Kamchatka, cristãos ortodoxos que falavam russo. Padre Honcharenko chama-os de «russo-americanos» na sua publicação. Ao mesmo tempo, em várias edições, incluindo na primeira, escreveu sobre o poeta ucraniano Taras Shevchenko, Ucrânia, cossacos, a cidade de Kyiv.

Caso se interessar pela história da emigração política e da Diáspora – subscreva o TG canal do jornalista e historiador ucraniano Vakhtang Kipianil sobre o assunto: t.me/ukrdiaspora 

Bónus

Por favor, divulgue essa imagem e os hashtag em todo o lado (temos apenas 5 dias para assustar putin e impedí-lo de visitar o Alaska):

  • #ArrestPutinInAlaska
  • #arrestputininalaska
  • #PrendaPutinNoAlasca

Sem comentários: