sexta-feira, agosto 08, 2025

Divulgadas as evidências dos crimes russos de guerra em Bucha

Uma gravação de uma câmara de vigilância obtida pela redação do serviço ucraniano da Rádio Liberdade registou o momento do assassinato do ucraniano Volodymyr Rubailo, residente em Bucha, de 70 anos, executado por militares russos na rua Yablonska a 4 de março de 2022. As imagens deste vídeo foram publicadas em junho deste ano, mas o vídeo completo só foi divulgado agora.

 

O vídeo mostra como ucraniano é primeiro baleado e depois executado com um tiro na cabeça. Um dos soldados russos aproxima-se do corpo do homem e tira-lhe algo do bolso. 

De seguida, o mesmo grupo de militares russos dirige-se ao supermercado mais próximo e começa a saqueá-lo. Alimentos e garrafas, provavelmente com álcool, foram carregados em cestos, carrinhos, sacos e, posteriormente, os bens furtados foram consumidos em frente às câmaras. A dado momento, um dos soldados russos reparou na câmara e destruiu-a com uma espada que tinha apanhado de algum lado. 

De acordo com a investigação da Rádio Liberdade, militares russos do 234º Regimento de Assalto Aerotransportado de Pskov, cuja unidade se encontrava naquela zona, podem ter estado envolvidos neste crime. Os jornalistas presumem que os disparos partiram à partir de uma posição onde, segundo as conclusões dos especialistas balísticos ucranianos, se encontrava a unidade sob o comando do sargento russo Vladimir Borzunov. 

Em conversa com um correspondente da Rádio Liberdade, o sargento Borzunov confirmou que Rubailo, bem como Olexander Konovalov e Ihor Horodetsky, foram mortos por soldados russos, mas negou que ele ou os seus subordinados estivessem envolvidos. Foi Borzunov, como os jornalistas descobriram, quem tirou algo do bolso de Rubailo.

Sem comentários: