segunda-feira, agosto 21, 2023

BRICS: a escravidão financeira face à China e toxicidade russa

No dia 22 de agosto terá início na África do Sul a cimeira do BRICS - associação internacional composta por três democracias (África do Sul, Brasil e Índia) e duas ditaduras (China e rússia).

Os países do BRICS estão intimamente ligados ao Ocidente economicamente, enquanto a federação russa está isolada, na verdade se tornando um pária. A cooperação económica com a rússia é demasiadamente tóxica para as principais economias do mundo.

O BRICS continua sendo principalmente um organismo consultivo. A séria unificação e coordenação de esforços são prejudicadas por significativas contradições internas entre os participantes. Por exemplo, a rússia procura transformar o BRICS em uma coligação/coalizão antiocidental, mas não atende aos interesses dos demais membros do grupo. 

Neste momento somente a China tem voz decisiva no sistema BRICS, todos os outros membros são meramente apêndices. No entanto, quer a China, quer a federação russa visam capturar os recursos nacionais de outros membros do BRICS. Ao mesmo tempo Moscovo/u é significativamente inferior aos outros membros do BRICS em termos de potencial económico e não pode reivindicar um papel de liderança. A rússia é incapaz de cumprir as suas obrigações contratuais. A Índia já está recorrendo aos tribunais internacionais pelo não cumprimento de quatro contratos de defesa da federação russa.

Muito possivelmente putin não comparecerá na cimeira porque as autoridades da África do Sul têm a obrigação perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) de prendê-lo no seu território. A África do Sul é um dos 118 países membros do Estatuto de Roma e terá que prender putin com base num mandado do TPI se este se arriscar à comparecer na cimeira.

Não devemos esquecer que a federação russa é um país terrorista que sequestra crianças da Ucrânia, destrói a cidades e vilas ucranianas, criou a crise humanitária e a instabilidade na Europa nunca vistas desde o fim da II Guerra Mundial. 

⚡️ Escândalo na cimeira do BRICS

No vídeo da declaração do putin na cimeira do BRICS os técnicos russos se esqueceram de desligar a chamada “voz de rascunho”. Todos os discursos de putin são escritos com antecedência, gravados por um ator ou um rede neural. Depois putin simplesmente recebe o som do discurso no seu ouvido. A sua tarefa é simplesmente repetir o texto, fazendo as pausas, usando a mímica, etc. Em Joanesburgo alguém dos idiotas do Kremlin confundiu os canais, o do putin e o da «voz de rascunho», explica o jornalista russo Alexander Nevzorov.

1 comentário:

Anónimo disse...

Brics é o novo eixo.