Foto: PMO India |
O que indica uma queda no nível da representação da cimeira e a expectativa de que outros líderes dos países membros da organização se recusem a participar, enviando no seu lugar os ministros dos negócios estrangeiros / das relações exteriores.
O que, por sua vez, pode significar tanto a tendência de crescente perda da influência do BRICS como uma força global (composta por três democracias e duas ditaduras), quer a tentativa do putin de se vingar da posição independente da África. Não é segredo, que regime russo vê os países africanos, meramente na qualidade de «aliados úteis», uma espécie da nações e elites eternamente gratos pela participação ativa soviética na luta anticolonial. Mas desde as lutas do século XX, África cresceu e emancipou-se, chegando à percepção do que o passado histórico fica no passado e na atualidade os genuínos interesses africanos não são compatíveis com agenda ideológica russa, da cariz claramente colonial.
Ler Indian Prime Minister Modi unlikely to travel to South Africa for BRICS Summit: sources (em inglês, só para os assinantes).
Sem comentários:
Enviar um comentário