sexta-feira, agosto 18, 2023

As lutas entre «Wagner» e MoD russo pelo controlo da África

As autoridades russas estão tentando intimidar alguns países africanos, ameaçando parar de lhes fornecer apoio técnico-militar se as suas lideranças não interromperem os contratos e contactos com a EMP «Wagner».

O Ministério da Defesa da federação russa pode usar o fórum «Exército 2023» em Moscovo/u para tentar pressionar alguns países africanos de abandonar a cooperação com a empresa militar privada «Wagner» e promover os serviços de outras empresas militares semelhantes controladas pelo MoD russo, informa o relatório do Institute for the Study of War (ISW).

Segundo as suas fontes, o Ministério da Defesa da rússia já fez uma demanda semelhante às autoridades de Burkina Faso. Essas alegações vêm principalmente de fontes conectadas aos mercenários de «Wagner», mas são consistentes com avaliações anteriores do ISW de que o Kremlin está tentando destruir ou reestruturar a EMP «Wagner» ao favor das EMP controladas pelo Ministério da Defesa russo.

Naturalmente, não devemos esquecer que a federação russa está deliberadamente criando fome no mundo, principalmente no continente africano. A suposta amizade da rússia com os países africanos visa apenas obter o apoio de seus líderes nas votações em fóruns internacionais. Qualquer «plano de paz» proveniente da federação russa não passa de uma tentativa de promover suas próprias ambições imperiais e neocoloniais.

Sem comentários: