quarta-feira, agosto 02, 2023

As perdas militares russas e ucranianas revistas

Osinter Archie Irving revisou todas as perdas dos equipamentos militares russos e ucranianos, documentadas pelo Oryx para eliminar as entradas duplicadas (reviu a totalidade das 15.554 unidades perdidas de ambos os lados).
Perdas gerais russas desde 24.02.2022

Do lado russo encontrou 136 duplicações entre 11.487 unidades (1,2%), do lado da Ucrânia em 4.067 unidades - achou 114 duplicações (2,8%).

No total de 15554 unidades - são 2% duplicações, se as arredondamos. Quando Archie encontra duplicações, ele as envia para Oryx e eles as removem de suas listas.

Três conclusões:

1. As baixas ucranianas duplicadas são duas vezes mais comuns do que da rússia. Isso se deve justamente ao efeito «um peça ucraniana atingida/perdida, fotografada de 100 ângulos diferentes», praticada pelos propagandistas militares russos.

2. O erro total de 2% é insignificante - as perdas documentadas pela Oryx são as mais confiáveis ​​possíveis.

3. Argumentos como «os militares ucranianos estão proibidos de tirar fotos de seus equipamentos danificados, então suas perdas documentadas são tão poucas» não funcionam. Praticamente ninguém coloca as suas próprias perdas na Internet. A fixação ocorre principalmente devido a fixação de perdas inimigas, ação praticada por ambos os lados.

Bónus

A Rússia continua a lutar contra os grãos ucranianos. À noite de 1 à 2 de agosto eles atingiram os silos de trigo da cidade portuária de Izmail.

Silos de trigo na cidade de Izmail, atingidos pelos drones russo em 1.08.2023

São, praticamente, as mesmas pessoas juram que não havia Holodomor artificial na década de 1930.

Sem comentários: