quinta-feira, agosto 24, 2023

As vitórias ucranianas no Mar Negro e na Crimeia ocupada

Nas proximidades da Ilha Zmiiny as lanchas ucranianas da GUR MOU enfrentaram e atingiram com Stinger um caça russo, que foi forçado a deixar o local imediatamente. Mais tarde, as forças ucranianas destruíram na Crimeia ocupada o sistema russo de mísseis S-400.

No dia 22 de Agosto o Ministério da Defesa da federação russa informou sobre alegada destruição de um barco militar ucraniano no Mar Negro, próximo à Ilha Zmiiniy. O combate entre as lanchas ucranianas e o caça russo, presumivelmente um Su-30SM, decorreu junto à «torre Boyko», unidade petrolífera pertencente ao industrial ucraniano, apoiante da rússia, que as forças russas aprenderam e ocuparam em 2014. A GUR MOU divulgou as imagens, captadas por dois drones ucranianos que mostram que o caça russo não apenas não afundou nenhum único barco ucraniano, mas também foi atingida por um Stinger ucraniano. O caça sofreu os danos e abandonou a área, conseguindo chegar à base.

🔥 O complexo russo S-400 foi destruído na Crimeia ocupada

No dia 23 de agosto de 2023, por volta das 10h, ocorreu um ataque bem-sucedido perto da vila de Olenivka, no cabo Tarkhankut, na Crimeia temporariamente ocupada, que destruiu o sistema de mísseis russo de longo e médio alcance antiaéreos S-400 «Triumph».

Como resultado da explosão, a própria instalação, os mísseis nela instalados e o pessoal técnico, foram completamente destruídos. A perda dos sistema já foi reconhecido e contabilizado pela página OSINT Oryx, este já é o terceiro S-400 perdido pelos ocupantes russos desde início da guerra na Ucrânia de 24.02.2022.

1 comentário:

Anónimo disse...

Na Criméia existe uma grande antena usada pra fins espaciais instalada pela Rússia. Inclusive, ela foi usada nessa sonda que se espatifou na lua. Não seria interessante a Ucrânia jogar umas bombinhas por lá? Eu sei que é simbólico, mas seria interessante!