sábado, setembro 09, 2017

Sistema de mísseis polaco-ucraniano ZRN-01 «Stokrotka»

Na Expo de indústrias da defesa MSPO- 2017, à decorrer na cidade polaca de Kielce, as empresas AREX (Polónia) e Artem (Ucrânia), apresentaram a sua co-produção, o sistema de mísseis ZRN-01 «Stokrotka» (Margarita), que junta os mísseis terra-ar de 80 mm com um sistema moderno de gestão de fogo «Topaz». O sistema é desenhado para combater os alvos terrestres e aéreos de baixa altitude, como drones e helicópteros, informa a página militar polaca defence24.
ZRN-01 «Stokrotka» é o resultado da cooperação militar entre a empresa polaca AREX, parte do grupo WB Group e ucraniana Artem, parte do UkrOboronProm. ZRN-01 usa como a base móvel o camião STAR 265M2 6×6 e é armado com um sistema giratório de duas torres B8W20. O sistema usa mísseis não guiados de 80 mm, semelhantes aos usados nos helicópteros Mi-24 e Mi-8/17. Neste caso são usados mísseis RS-80P com software da fábrica ucraniana Artem, baseada em Kyiv.
«Stokrotka» também usa o sistema moderno de gestão de fogo « Topaz», munido com um radar e ogiva ótico-eletrónica GS400, que consegue atingir os alvos com a precisão nas distâncias de até 6 km. O sistema pode atingir não apenas infantaria, artilharia ou blindados ligeiros, mas também os drones ou helicópteros que voam nas altitudes baixas, num raio de até 4.000 m.
O sistema, apesar da aparente simplicidade, oferece a excelente mobilidade e poder de fogo à um preço muito acessível. O sistema também permite o uso de estoque de lançadores e munições soviéticos – após sua adequada modernização. O sistema de controlo de lançamentos pode ser facilmente instalado em outras plataformas, incluindo nos veículos blindados.
Todas as fotos @J.Sabak
Blogueiro: o que é muito importante, as caraterísticas deste sistema estão em plena conformidade com os tipos de armamento permitidos pelo acordo Minsk-2 ;-)

Sem comentários: