quinta-feira, maio 12, 2016

Geórgia acolhe os exercícios militares da NATO “Noble Partner – 2016”

Os exercícios militares da NATO “Noble Partner – 2016”, com a participação dos 1300 militares georgianos, americanos e britânicos começaram no dia 11 de maio na base militar Vaziani (perto de Tbilissi). Após o seu encerramento a Geórgia terá a sua primeira companhia totalmente certificada pelos padrões da NATO, informa o blogueiro georgiano cyxymu.
Fotos (c) Kote Chokoraia

Anteriormente, no dia 5 de maio, a Geórgia recebeu os blindados M1A2 Abrams, blindados ligeiros M2 Bradley e diversos veículos de apoio. Os equipamentos militares chegaram à Geórgia pela mar à cidade de Poti e de lá foram transportados pelos caminhos-de-ferro até à base militar de Vaziani.
Fotos (c) Internet e Ministério da Defesa da Geórgia.

Bónus
No último dia 10 de maio na capital georgiana, Tbilissi, foi inaugurado o monumento à Meliton Kantaria, georgiano, militar do Exército Soviético, um dos que içou a bandeira vermelha sobre o Reichstag em Berlim em maio de 1945. Na famosa foto icónica, teatral e tirada posteriormente, não aparece nem Meliton Kantaria, nem os seus companheiros que içaram a bandeira real.  
Em 1993, já com 73 anos de idade, Meliton Kantaria foi expulso da sua própria casa (na foto em baixo), pelas forças separatistas que tomaram a conta da Abecásia. Juntamente com outros, cerca de 250.000 georgianos, Kantaria tornou-se o refugiado e morreu como um refugiado, apenas 2 meses depois, sem nunca mais voltar à ver o seu lar em Ochamchira ocupada...

2 comentários:

Anónimo disse...

Preciso te enviar um email! Please!!!

Jest nas Wielu disse...

É extremamente fácil: deixa nos comentários o seu e-mail (não será publicado, apenas visto por nos) e resume o problema em poucas linhas, após analisarmos o caso entraremos em contato.