sábado, maio 07, 2016

Honramos. Venceremos. Ucranianos na II G.M.

A II Guerra Mundial afetou quase todas as famílias ucranianas. A luta contra o nazismo ceifou  milhões de vidas.
8 de maio é o dia da Memória e da Reconciliação, quando ucranianos recordam cada vítima daquela guerra.
9 de maio é o Dia da Vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial, quando os ucranianos honram os veteranos que pagaram um preço terrível pela vitória mais de 70 anos atrás.
https://www.youtube.com/watch?v=Xm5KpwlHaBg
Apenas nos primeiros 6 meses da guerra entre Alemanha nazi e União Soviética, cerca de 4 milhões dos militares do RKKA caíram no cativeiro nazi. Até o fim da II G.M., mais de 6 milhões de soldados e oficiais soviéticos passaram pelos campos de concentração nazis. Muitos dos que sobreviverem, após a sua libertação passaram pelos campos de concentração soviéticos.
Agosto de 1942, arredores da cidade de Khersones (Ucrânia)
Nas fotos do arquivo estatal alemão os prisioneiros soviéticos em 1941-42. Divisões, regimentos e exércitos inteiros caíram vítimas da Blitzkrieg (guerra-relâmpago) nazi. Praticamente não se vêem os alemães nestas fotos. Apenas duas – três pessoas, o resto são militares soviéticos: jovens belarusos, russos, ucranianos. No seu redor são estepes ucranianas. Mas o desespero e a dormência tomou a conta dos militares traídos pelas lideranças do Kremlin.

Honramos. Venceremos. Ucranianos na II G.M.

O Governo da Ucrânia e o Instituto Ucraniano da Memória Nacional produziram várias estórias em vídeo sobre os ucranianos nas diversos frentes da 2ª Guerra Mundial. Os vídeos foram realizados pelo realizador ucraniano Oles Sanin. A tradução multilingue foi feita pela equipa internacional da InformNapalm.


Bónus

A cantora ucraniana Maria Burmaka mostra como fazer com as próprias mãos a flor da papoila vermelha, o símbolo do dia da Memória e da Reconciliação.
https://www.youtube.com/watch?v=xozg4GQ2YjM

Sem comentários: