domingo, maio 15, 2016

Ucrânia evoca o Dia da memória das vítimas de repressões políticas

No dia 15 de maio Ucrânia evoca o Dia da memória das vítimas de repressões políticas. Só nos arredores de Kyiv, na vila de Bykivnia, as vítimas de repressões políticas eram sepultados clandestinamente no território de 240 hectares. Apenas imaginem 240 hectares de pessoas mortas!
O historiador Volodymyr Vyatrovych e veterano Teodor Dyuchun no memorial em Bykivnia
Eles foram mortos pois viviam na URSS, Estado que não defendia nem o povo, nem a nação, Estado que era apenas o aparelho de terror nas mãos da gente amoral. Cada noite alguém os fuzilava nas cadeias de Kyiv, alguém levava os seus corpos aos enterros secretos em camiões fechados com a inscrição “Pão”, alguém os sepultava em massa, alguém plantava por cima as árvores, o poder soviético decidiu, por alguma razão, que em Bykivnia serão plantadas as tílias. Era a atividade do poder soviético. Criar a floresta distrital para esconder os corpos. Em cada província e distrito da Ucrânia soviética essa floresta tinha as particularidades próprias.

Na primeira foto é o pátio interior da cadeia na Lonckoho na cidade de Lviv. Ali, durante uma semana de junho de 1941, NKVD fuzilou 1681 pessoa (ler mais: Terror soviético na Galiza Ucraniana), cidadãos de diversas origens étnicas, na sua maioria ucranianos, judeus e polacos, acusados pelo poder soviético ao abrigo dos artigos mais diversos do seu código penal. O prisioneiro mais novo tinha 13 anos, o mais velho – 78.
As listas dos prisioneiros na cadeia de NKVD em Zolochiv (70 km de Lviv).
As duas resoluções, à vermelho (à esquerda) e à caneta de tinta (à direita):
"Fuzilar como os inimigos do povo" e "Sanciono fuzilar como os inimigos do povo". 
Possivelmente, um dia, o Dia de Repressões se transformará em Dia da memória das vítimas de repressões políticas e dos heróis da Resistência. Pois, além da muita gente indefesa e pacífica, havia os ucranianos que resistiam, participando nas centenas de levantamentos camponeses, na resistência organizada nas fileiras da OUN-UPA. Do mesmo jeito, é muito importante recordar no dia da memória das vítimas do Holodomor todos aqueles que entraram em combate contra os carrascos soviéticos (por Yuriy Butusov).

Essa será a motivação ucraniana...

Blogueiro: a foto inicial por vezes é usada incorretamente para ilustrar a perseguição dos judeus em Lviv. No entanto, a foto realmente mostra o pátio interior da cadeia de Lonckovo, que é muito verificável por qualquer um que visite o museu memorial “Cadeia na Lonckoho”.   

Sem comentários: