sábado, maio 14, 2016

Cinema ucraniano: ‎Ilovaysk. Cavalheiros do Céu da Ucrânia.

Ilovaysk é uma cidade situada na linha da frente, à 25 km de ‎Donetsk, no pleno coração da Europa, onde ocorreu uma das batalhas mais dramáticas da guerra russo-ucraniana, decorrida em 2014, conhecida como “cerco de Ilovaysk”.

Nos dias 18 e 19 de maio, em Portugal, será apresentado o documentário ucraniano “Ilovaysk. Cavaleiros do Céu”. O filme conta várias histórias de participantes sobreviventes daquela batalha, assim como de pessoas que deram a sua vida no conflito. Será uma oportunidade única de olhar à guerra na Ucrânia através dos olhos de testemunhas.
Durante a exibição do filme existirá a oportunidade de conversar com a diretora e o realizador do filme: Ekaterina Strelchenko e Dmytro Pankov, ambos do Estúdio “Décima Segunda Frame” (‎Ucrânia). A entrada é gratuita.

Locais e os horários:
18 de Maio – ‎21h00, Porto, Reitoria da U. Porto, praça Gomes Teixeira
19 de Maio – ‪‎18h30, Lisboa, CNAI, rua Álvaro Coutinho, 1170-210
Poderá visitar a página do evento no Facebook

Ver trecho do documentário no YouTube (o filme exibido em Portugal é legendado em português):
https://www.youtube.com/watch?v=Cv1xJc8q6Sg

Os organizadores da exibição são os voluntários e Associações ucranianas de Espanha e de Portugal, com o apoio da Embaixada da Ucrânia em Portugal. O filme será exibido também em Valência, Alicante, Múrcia, Málaga, Madrid e Barcelona.

Sem comentários: