terça-feira, maio 17, 2016

Made in Ucrânia: o sistema informatizado de combate “Kashtan”

A empresa estatal ucraniana, Fábrica de Blindados de Kyiv (KBTZ), o membro afiliado da corporaçãoUkrOboronPromdesenvolveu o novo módulo de combate combinado, de morteiro e metralhadora, para uso nos diversos equipamentos de guerra. O módulo usa o sistema inovador informatizado de controlo de fogo “Kashtan” (Castanha), desenvolvido pela empresa ucraniana “AT-sistemas” e desenhado para o controlo remoto dos armamentos equipados com as câmaras de vídeo.
A peculiaridade do sistema “Kashtan” reside no facto do que este é baseado no uso de um computador e dos microprocessadores seguros. “Kashtan” também usa diversas abordagens modernas dos sistemas automáticos de vídeo vigilância, processamento inteligente e gestão de imagens. Ao sistema podem ser conectadas várias câmaras de diferentes tipos.

As características atuais do sistema “Kashtan” permitem-lhe observar os alvos à uma distância de 1800-8000 metros de dia e à 600-2000 metros durante a noite. Os alvos do tipo blindados ligeiros BMP são detetados à uma distância de 500-4000 metros em apenas 15 segundos.
O módulo de metralhadora e morteiro é concebido para atingir a infantaria, veículos, objetos terrestres e alvos que voam às baixas altitudes (helicópteros e drones). O módulo pode ser instalado tanto nos veículos que usam as rodas e lagartas, como nos objetos fixos.

O seu armamento consiste em canhão automático de fabrico ucraniano ZTM-1 (PMP-1)  de 30 mm ou no seu análogo 2A72 com a caixa de munição para 400 cartuxos; emparelhado com a metralhadora PK de 7,62 mm com 2000 cartuchos; o morteiro automático AG-17 de 30 mm e o sistema unificado de lançamento de granadas de fumo 902B “Hmara” (Nuvem) . Ao pedido do cliente, o módulo pode ser apetrechado com o lançador dos mísseis guiados antitanque.
Módulo montado no blindado ligeiro ucraniano "Dozor"
É de recordar que desde 2016 a Corporação “UkrOboronProm” se desenvolve no âmbito da estratégia “Escudo ucraniano”, o programa que se concentra na produção de alta tecnologia; na transição para as normas internacionais da NATO e no equipamento do exército ucraniano com os mais modernos tipos de armamentos (fonte1; fonte2; fotos @UNIAN).

Museu da OAT em Dnipropetrovsk

O Exército Informativo da Ucrânia (i.army) publica as fotos da exposição de rua na cidade de Dnipropetrovsk que fará a parte do futuro museu da OAT da cidade.

Sem comentários: