segunda-feira, janeiro 09, 2023

«Passaporte»: a barbárie russa retratada por Anya Po

Artista visual russa Anya Po usou o seu passaporte para replicar as imagens da barbárie da invasão russa na Ucrânia: «com meu trabalho, quero dizer apenas uma coisa: tudo isso agora está escrito nos nossos passaportes».


Fiz esse trabalho em abril. Usei meu antigo passaporte vencido, pintado em cima dele com fotos da Internet. Alguns delas já se tornaram quase canônicos e são facilmente reconhecíveis. Acredita-se que o artista não deva desenhar a partir de fotos alheias, mas com base em sua própria experiência visual e sensorial. Tenho sentimentos confusos sobre como sou sortuda: não tenho minhas próprias impressões externas e uso as de outras pessoas. E algumas pessoas não tiveram essa sorte.


Com meu trabalho, quero dizer apenas uma coisa: tudo isso agora está escrito em nossos passaportes.

Blogueiro

Costuma-se olhar aos liberais russos como mais um grupo dos partidários do putin, que gostariam de ver o atual regime russo mais liberal para dentro e mais sangrento para fora. «Crimeia não é um canapé para ser devolvido», disse uma vez o líder da oposição russa Alexey Navalny sobre a península ucraniana ocupada. Outros liberais russos fogem do seu país, mas praticamente não protestam contra os crimes russos, estando lá fora, no mundo livre. Anya Po usa a sua arte para denunciar os horríveis crimes russos cometidos pelos militares russos durante a sua invasão da Ucrânia. Isso já é alguma coisa...

Sem comentários: