segunda-feira, janeiro 09, 2023

Esforços de Putin para diminuir apoio do Ocidente à Ucrânia fracassaram

Foto UNIAN, Valdemar Horlushko
A proposta russa de cessar-fogo, que visava dividir a unidade ocidental em apoio à Ucrânia, encontrou uma solidariedade ainda maior dos aliados ucranianos, escreve o The New York Times

Os líderes russos tentaram promover uma redução benéfica das hostilidades na Ucrânia, anunciando um cessar-fogo de 36 horas durante as festas de Natal. No entanto, a Ucrânia e os países do Ocidente chamaram essas intenções de uma tentativa cínica de ganhar tempo para reabastecer as reservas das forças russas.

Os analistas confirmam a falta de sinceridade das intenções do Kremlin, escreve o NYT. Eles apontam que tais propostas geralmente surgem quando uma pausa beneficiaria mais a posição da Rússia no campo de batalha, não quando poderiam facilitar as negociações de paz ou ajudar os civis.

A proposta de Putin para um cessar-fogo, que foi violada pelos próprios militares russos, provavelmente também pretendia ser um elemento de propaganda para seus cidadãos.

O NYT observa que a prática de usar cessar-fogo ou negociações de paz como propaganda ou como cobertura para vantagem tática de curto prazo era conhecida antes mesmo de Putin. Enquanto os países estão em guerra, os líderes alocam esforços diplomáticos para complementar aqueles no campo de batalha. No entanto, isso não significa que Moscou nunca se envolverá seriamente em negociações diplomáticas.

Ler mais (só para os assinantes): https://www.nytimes.com/2023/01/09/world/europe/putin-ukraine-ceasefire.html

Sem comentários: