domingo, janeiro 22, 2023

GRU russo direciona grupo de extrema-direita para enviar bombas na Espanha

Autoridades dos EUA dizem que a operação pode ser um sinal da rússia de que o país e seus representantes podem realizar mais ações terroristas na Europa se as nações continuarem apoiando Ucrânia.

Os oficiais russos por trás da campanha de cartas-bomba trabalham para o Diretório Principal, comumente referido como GRU, uma das agências de inteligência mais agressivas de Moscovo/u, dizem autoridades dos EUA. Nos últimos anos, o grupo realizou ações secretas ousadas e letais com impunidade.

WASHINGTON - Autoridades americanas e europeias acreditam que oficiais da inteligência militar russa orientaram os aliados de um grupo militante supremacista branco baseado na rússia a realizar uma recente campanha de cartas-bomba na Espanha, cujos alvos mais proeminentes eram o primeiro-ministro, o ministro da Defesa e diplomatas estrangeiros, segundo para um funcionário dos EUA.

Investigadores espanhóis e estrangeiros estão investigando quem enviou seis cartas-bomba no final de novembro e início de dezembro para locais principalmente em Madrid, incluindo a residência oficial do primeiro-ministro Pedro Sánchez, que também serve como seu escritório; as embaixadas americana e ucraniana; e o Ministério da Defesa. Ninguém foi morto nos ataques, que as autoridades dos EUA consideram terrorismo. Um funcionário da Embaixada da Ucrânia ficou ferido quando um dos pacotes explodiu.

Nas últimas semanas, os investigadores se concentraram no Movimento Imperial Russo, um grupo radical que tem membros e associados em toda a Europa e centros de treino de estilo militar em São Petersburgo, disseram as autoridades. Eles acrescentaram que o grupo, que foi designado uma organização terrorista global pelo Departamento de Estado dos EUA, acredita-se que tenha laços com agências de inteligência russas. Membros importantes do grupo estiveram na Espanha, e a polícia de lá rastreou seus laços com organizações de extrema-direita espanholas.

Os EUA dizem que os oficiais russos que dirigiram os funcionários da campanha pareciam ter a intenção de manter os governos europeus desprevenidos e podem estar testando grupos proxy no caso de Moscovo/u decidir escalar um conflito.

As autoridades americanas suspeitam que os oficiais russos envolvidos na ação na Espanha façam parte do 161º Centro de Treinamento Especializado para Propósitos Especiais, cuja sede no leste de Moscou abriga a Unidade 29155, entre outros grupos, disseram autoridades americanas.

Investigadores espanhóis identificaram “pessoas de interesse” que acreditam estar envolvidas nos ataques, disse uma autoridade sênior dos EUA.

Ler mais: https://www.nytimes.com/2023/01/22/us/politics/russia-spain-letter-bombs.html

6 comentários:

Anónimo disse...

Saiu no Pravda.ua. O blogueiro poderia fazer uma resenha?
https://www.amazon.com/Zelensky-Effect-Olga-Onuch/dp/0197684513

Anónimo disse...

Mais uma vez a Uhorshina está atrapalhando a Ucrânia. Será que o SBU vai ter que planejar uma operação para neutralizar o dublê do Horthy?

Anónimo disse...

O sonho da Uhorshina é roubar novamente o Carpatho e a belíssima Uzhorod. Eu tenho certeza que se a Erefii tivesse conseguido ocupar Kyiv, moskali e horthystas fariam um novo Pacto Molotov Ribbentrop dividindo a Ucrânia.

Anónimo disse...

Uhorshina, depois da Erefii, é o país mais irredentista da Europa. Quer a todo custo revogar o Tratado de Trianon. Os horthystas querem abocanhar o Carpatho, Vojvodina da Sérvia, Transilvânia da Romênia, parte norte da Croácia, Áustria e Eslováquia. Não conseguirão!

Anónimo disse...

A nossa querida Rússia realmente quer que os estrangeiros se casem com as donzelas russas))
https://extra.globo.com/noticias/page-not-found/russia-diz-que-sniper-matou-desertor-quando-ele-ia-se-encontrar-com-esposa-25646657.html

Anónimo disse...

Esse vídeo é antigo ou o comparsa do Lulu realmente reapareceu? Houveram relatos em 2018 que ele estava muito doente depois de voltar da Síria.

https://mobile.twitter.com/ukrbravery/status/1616727859737026560