quinta-feira, janeiro 05, 2023

Os russos planeiam explodir várias igrejas no dia de Natal

A Igreja da Intercessão em Malyn, destruída pelos ocupantes russos em 6-03-22

De acordo com as fontes HUMINT do InformNapalm próximas aos separatistas de Donetsk, as forças russas preparam uma série de explosões em várias igrejas ortodoxas em Donetsk e outros assentamentos nos territórios ucranianos ocupados.

Os ocupantes russos planeiam minar e detonar as igrejas durante o culto matinal festivo em 7 de janeiro para filmar cenas de propaganda para o público doméstico russo e, assim, lançar um pretexto informativo para a nova onda de mobilização.

A informação foi recebida nos dias 4 e 5 de janeiro, neste momento estão envergados os esforços para tentar obter a informação adicional.

Acredita-se que a declaração pública de Putin sobre suas intenções de declarar o «regime de cessar-fogo», que apareceu nessa tarde, pode ser uma evidência indireta de preparação informativa para o acto terrorista especificado no espírito de operações «sob bandeira falsa» já bastante comum para a federação russa.

Segundo uma das fontes, nos locais onde os templos forem explodidos, os ocupantes russos planeiam colocar os fragmentos de mísseis HIMARS, trazidos de outros locais de explosões, tudo para o esforço da propaganda.

Existe muito pouco tempo para coletar evidências adicionais, por isso se optou por divulgar esses dados incompletos na esperança de que o plano dos ocupantes russos seja frustrado pela divulgação.

Atualmente, não existem dados sobre a localização específica dos explosivos, por isso pede-se a todos os residentes pacíficos dos territórios ocupados que se abstenham de visitar as igrejas, para não se tornarem vítimas da sangrenta provocação da rússia. Comemore o Natal em casa com sua família e evite os lugares lotados.

É de notar que desde o início da guerra, as tropas russas destruíram pelo menos 59 igrejas em 8 regiões da Ucrânia. Em média, os ocupantes russos destruíram dois edifícios religiosos por dia.

A grande maioria delas são igrejas ortodoxas. Além disso foram destruídas as mesquitas, sinagogas, igrejas protestantes, instituições religiosas de ensino, bem como foram danificados os edifícios administrativos de organizações religiosas, informa o Ministério da Cultura e Política de Informação da Ucrânia.

«Não se pode falar de nenhum cessar-fogo»

O líder separatista de Donetsk, Denis Pushilin já anunciou que a sua «república popular» não adere ao cessar-fogo, declarado pelo Putin. Dessa forma o separatista se coloca ao lado de um novo elemento da força entre o poder russo - a dupla Prigozhin (EMP Wagner) e Kadyrov Jr., comandante dos «guerreiros do tick-tok». 

Sem comentários: