sábado, janeiro 21, 2023

A colónia penal ucraniana dos POW russos

A publicação russa «Meduza» visitou uma colónia penal ucraniana onde estão sendo mantidos os prisioneiros de guerra russos. A Ucrânia, ao contrário da rússia, forneceu à ONU acesso aos prisioneiros, os territórios de campos são visitados por representantes de organizações internacionais de direitos humanos. 
Declaração universal dos Direitos Humanos, instalação na colónia penal

A invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia já dura quase 11 meses. No entanto, ainda não se sabe ao certo o número de prisioneiros de ambos os lados. Especialistas acreditam que estamos falando de milhares de prisioneiros de guerra. Os militares ucranianos muitas vezes sofrem de tortura, espancamentos e violência no cativeiro russo - nenhuma reação oficial das autoridades russas a isso é conhecida. A Ucrânia, ao contrário da rússia, forneceu à ONU acesso aos prisioneiros e também iniciou uma investigação sobre casos identificados de maus-tratos a eles. A maioria dos prisioneiros de guerra russos está na Ucrânia, nos territórios de campos especiais visitados por representantes de organizações internacionais de direitos humanos. Publicação russa «Meduza» conseguiu visitar uma das colónias penais no oeste da Ucrânia, onde são mantidos prisioneiros que lutaram no exército russo, como em formações controladas pelos autoproclamadas «repúblicas populares» de «l/dnr». Publicamos uma reportagem fotográfica deste acampamento.

Dormitório dos POW russos

Da colónia penal onde os prisioneiros russos são mantidos, os prisioneiros comuns foram reassentados. Está norma está prevista na Convenção de Genebra. As condições do acampamento são monitoradas por representantes da Cruz Vermelha, que o visitam regularmente.

Os prisioneiros russos trabalham na colônia, por exemplo, na produção de sacolas de papel. O trabalho é pago, com esse dinheiro os prisioneiros de guerra podem comprar algo para si em uma loja local - ou pagar por uma conversa telefônica adicional. Os POW russos se comunicam com os parentes via telefonia IP (até 15 minutos por dia).

Os próprios prisioneiros cozinham no campo, eles têm o direito à três refeições diárias.

A maioria dos prisioneiros da colônia está para ser trocada. No entanto, já foram instaurados processos penais contra alguns POW russos, relacionados com os crimes de guerra, por eles cometidos.

A esquerda, cidadão ucraniano mobilizado de forma coerciva ao exército russo em Donetsk,
à direita, militar russo sob contracto, de Kaliningrad, ambos perderam pernas

Prisioneiros russos têm um quarto de descanso, lá eles podem assistir TV ou ler um livro. Os presos também têm acesso a uma biblioteca e xadrez, existe uma igreja no território da colônia.

Ver as fotos: https://meduza.io/feature/2023/01/19/meduza-pobyvala-v-ukrainskoy-kolonii-gde-derzhat-rossiyskih-voennoplennyh

1 comentário:

Anónimo disse...

As pernas dos terroristas ficaram eternamente no glorioso solo ucraniano))