quinta-feira, janeiro 12, 2023

«88 dias de inferno»: a vida nos campos de filtração russos

Faça click para ver a BD/quadrinhos

O herói da história em BD/quadrinhos «88 dias de inferno» é ucraniano Ihor Talalay, que relatou a sua experiência em campos de filtração russos com interrogatórios brutais, condições terríveis e detenções arbitrárias pelos militares russos.
Ihor evacuava as pessoas de Mariupol, quando era detido pelos russos

Ihor passou três meses em um campo de filtração na região de Donetsk - os russos capturaram o ativista ucraniano em março de 2022, quando ele ajudava a evacuar as pessoas de Mariupol. A publicação Insider adaptou sua história ao formato de BD / quadrinhos.

Os russos procuravam as tatuagens e exigiam a confissão
de que Ihor era o militar ucraniano

No verão de 2022, Talalay foi libertado, «liberto» de todos os seus bens e dinheiro. Ele voltou para sua cidade natal, Dnipro.

Uma fatia de pão e uma panela de sopa para três pessoas era toda
a alimentação diária fornecida aos prisioneiros ucranianos

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, até julho de 2022, a Rússia interrogou, deteve ou deportou de 900.000 a 1,6 milhão de cidadãos da Ucrânia.

O Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos confirmou a existência de postos de controlo russos e «detenções arbitrárias, tortura, maus-tratos e desaparecimentos forçados» de cidadãos que têm uma posição pró-ucraniana ou são suspeitos de estarem ligados às forças armadas da Ucrânia, escreve Life.Pravda.

1 comentário:

Anónimo disse...

88... Número que os russos gostam bastante.