quarta-feira, janeiro 04, 2023

Tropas russas afrouxam seu ataque à cidade de Bakhmut

BAKHMUT, Ucrânia — Tropas russas moderaram seu ataque à cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, dizem os comandantes ucranianos, enquanto a forte resistência força as unidades russas a transferir parte de seu poder de fogo para as áreas vizinhas.

por: Alistair MacDonald

Alguns oficiais ucranianos e a inteligência militar britânica dizem que a Rússia não está mais atacando Bakhmut – uma cidade que assumiu grande importância para ambos os lados – com a mesma ferocidade do mês passado. Os comandantes ucranianos dizem que a Rússia reposicionou veículos blindados e fogo de artilharia em direção à cidade vizinha de Soledar.

Bakhmut e Soledar fazem parte da mesma frente, e os combates já ocorreram em ambas as cidades antes. Uma diminuição nos confrontos em uma área não sugere que os russos tenham desistido de tomar Bakhmut completamente, mas indica que a resistência da Ucrânia forçou uma reavaliação.

Fontes: Instituto para o Estudo da Guerra e Projeto de Ameaças Críticas da AEI
(áreas controladas pela Rússia); Carl Churchill e Emma Brown/THE WALL STREET JOURNAL

Vários oficiais ucranianos dizem acreditar que a Rússia, pelo menos por enquanto, redirecionou o fogo de Bakhmut depois de lutar por meses para tomar a cidade. Em vez disso, a Rússia pode tentar testar as defesas ucranianas em torno de Soledar e obter uma vitória lá, dizem eles.

Desde o outono, Bakhmut e seus arredores emergiram como uma das linhas de frente mais disputadas de toda a guerra, com ambos os lados despejando enormes quantidades de tropas e equipamentos na frente.

O principal comandante militar da Ucrânia, Valeriy Zaluzhny, disse na terça-feira que os combates na área de Bakhmut eram «a situação mais desafiadora» enfrentada por suas forças.

Embora tenha pouco significado estratégico, Bakhmut adquiriu grande importância para Wagner, a força paramilitar russa que tentou invadir a cidade, bem como para o general Sergei Surovikin, que foi nomeado comandante militar da Rússia na Ucrânia em outubro. As forças russas e ucranianas lutam por Bakhmut, uma cidade de 70.000 habitantes, há cerca de seis meses.

Ler ou escutar mais: https://www.wsj.com/articles/ukraine-sees-signs-of-russia-shifting-front-line-firepower-away-from-bakhmut-11672830898 

Sem comentários: