segunda-feira, janeiro 09, 2023

A ilha de Niue homenageia os guerreiros defensores de Azovstal

Niue, um território no Oceano Pacífico, cunhou uma moeda de prata comemorativa «Guerreiro de Azovstal». A denominação é de 5 dólares, mas vale 280 euros. A moeda usa uma bela ilustração do artista ucraniano Maksym Palenko.


Em sua descrição é indicado:

«Esta moeda é dedicada aos civis e militares que se encontraram trancados nas paredes da fábrica/usina metalúrgica Azovstal em Mariupol, Ucrânia. O reverso da moeda representa um guerreiro na armadura simbólica em forma da usina metalúrgica, que serviu como um esconderijo símbolo de sua resistência».

Niue é uma ilha de coral no Oceano Pacífico que foi descoberta por Cook. No total, Niue abriga 31 espécies de pássaros, uma espécie de mamífero terrestre, o morcego conhecido como a raposa voadora, e cerca de 1.600 pessoas. A área é de 258 km².



E lá, em um lugar no meio do grande oceano, em uma ilha que dista 2.400 quilômetros até o continente - eles conhecem e apoiam Ucrânia. Você sempre pode se surpreender.

A propósito, todas as moedas já foram vendidas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Kalina, Redis, Volina heróis! Slava Ukraini!!

Anónimo disse...

E como disse o batko: "chegará o momento em que milhões de pessoas irão gritar Slava Ukraini e serão respondidas com um Heroyam Slava". O que ele não previu é que isso seria um fenômeno global.