“Mesmo de acordo com a nossa metodologia, este está longe de ser um número completo: os voluntários acumularam mais de 10 mil (10.269) obituários “em análise”. Nem todos são únicos, e é impossível simplesmente somar estes dois números, uma vez que algumas das entradas ali contidas são duplicadas”, observa Mediazona.
![]() |
Perdas russas na valiação do Estado Maior-general das FAU. O número de baixas é a soma de KIA, MIA, WIA e POW |
No terceiro aniversário da invasão em grande escala da rússia contra Ucrânia, a Meduza e a Mediazona publicaram um estudo que mostrava que entre 160.000 à 165.000militares russos morreram na guerra (última atualização da estimativa do número de mortos: 24 de fevereiro de 2025, a estimativa em si é do final de 2024). Este número é uma estimativa estatística do excesso de mortalidade masculina durante a guerra. Foi o resultado de uma comparação e análise de documentos específicos: as listas de nomes dos mortos, compiladas por voluntários desde o início da invasão, e o Registo de Casos de Herança, que publica informação sobre todos os herdeiros russos. A avaliação não inclui cidadãos de outros países que lutaram ao lado da Rússia, incluindo residentes dos territórios temporariamente ocupados (TOT) de Luhansk, Donetsk e outras regiões da Ucrânia. O número também se limita aos mortos e não inclui os feridos.
O Mediazona publicou também uma lista de militares russos mortos na guerra, que os jornalistas têm mantido há três anos, juntamente com o serviço russo da BBC e uma equipa de voluntários.
Blogueiro
Sem comentários:
Enviar um comentário