segunda-feira, março 31, 2025

História da Ucrânia e dos cossacos ucranianos, 1796

O historiador austríaco Johann Christian Engel escreveu em 1796: «A UCRÂNIA, do ponto de vista do seu território, é igual a um reino; é uma terra fértil, generosamente dada pela natureza; é a fronteira entre a Europa culta e a Ásia incivilizada, o pasto e a porta de inúmeras hordas asiáticas que tentaram inundar a Europa, e só por essa razão merece grande atenção. 

Agora UCRÂNIA faz parte do grande império russo. Mas como é que isso foi parar ao domínio russo? Como aconteceu que os cossacos independentes se encontraram sob o jugo de Moscovo? Como é que os MOSCOVITAS (não os russos!) tiveram a sorte de colocar correntes nos cossacos?» 

Hetman da Cossacos de Zaporizhia Bohdan Chmelnytskiy

Como podem ver, Lenine não inventou Ucrânia, nem os ucranianos (como disse o «grande historiador» putin), como escreve a ativista ucraniana Ala Zarvanytska. 

A sua obra «História da Ucrânia e dos Cossacos Ucranianos, e também do Reino da Galícia e Wladimir» (Die Geschichte der Ukraine und der ukrainischen Kosaken, wie auch der Königreiche Halitsch u. Wladimir) foi publicada em 1792 em Halle. 

Faça click para ler o texto original

Johann Christian Engel estudou filologia clássica e história na Universidade de Göttingen, foi aluno do historiador alemão August-Ludwig Schlotzer, um dos fundadores da teoria «normandista» da origem do estado Rus' de Kyiv (não confundir com o estado russo). Primeira obra independente de Engel foi «Comentário sobre a república militar ou uma comparação entre Espartanos, Cretenses e Cossacos» (Commentatio de republica militari seu comparatio Lacedaemoniorum, Cretensium, Cosaccorum; Göttingen, 1790) mostrou a influência de Heyne e Schlözer.

Sem comentários: